Com o propósito de promover as discussões sobre os desafios da sustentabilidade no Brasil, a Unilever e a revista Exame realizaram, no útimo dia 10, na Editora Abril, em São Paulo, o fórum “Modelo de desenvolvimento sustentável”.
Estiveram presentes ao evento José Gomes Temporão, ministro da Saúde; Paul Polman, ceo da Unilever; Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil; Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados); Hector Nuñes, presidente do Walmart Brasil, e Enéas Pestana, ceo do Grupo Pão de Açúcar Brasil.
De acordo com o presidente da Unilever no Brasil, a companhia tem o comprometimento de até 2020 reduzir em 50% os impactos ambientais causados pelo processo de lavagem de roupas. No evento, a Unilever anunciou o lançamento do programa global de categoria de cuidados com as roupas “Por um planeta mais limpo”, uma forma de ajudar e incentivar os consumidores dos produtos da categoria a atingir os resultados de limpeza com produtos que também lhes permitam reduzir o impacto no meio ambiente.
Neste sentido, a empresa anunciou o lançamento de OMO versão líquida, cuja fórmula deverá diminuir tais impactos no meio ambiente. O produto deverá chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2010. “Estamos presentes em 96% dos lares brasileiros. E como já temos dito, nossa estratégia global é dobrar o nosso negócio reduzindo os impactos ambientais. A Unilever está totalmente engajada nesse propósito”, disse o presidente da empresa no Brasil.
Da mesma forma, Paul Polman, ceo da Unilever, destacou as ações e os esforços da companhia em relação ao bem-estar da sociedade e do meio ambiente. No evento, o executivo informou que até 2015 todos os suprimentos da cadeia produtiva da Unilever serão totalmente sustentáveis. “Não é possível resolver problemas ambientais pedindo para que as pessoas parem de consumir. É necessário realizar o consumo diferenciado. Temos a responsabilidade de impulsionar as práticas sustentáveis”, disse Polman. Os demais líderes presentes também apresentaram os modelos de desenvolvimento sustentável de suas respectivas empresas.
O presidente do Walmart Brasil, Hector Nuñez, enfatizou as ações responsáveis realizadas pela rede. Entre elas, está o comprometimento de reduzir o uso de sacolas plásticas em seus estabelecimentos. No ano passado, por exemplo, o Walmart lançou a campanha “Saco é um saco”, feita em parceria com Ministério do Meio Ambiente, e criada pela Africa. “Por meio do engajamento das pessoas é que operamos e estruturamos o nosso modelo de gestão. No ano passado, fizemos um pacto público em defesa do desenvolvimento sustentável no Amazonas, redução do núumero de embalagens e incentivo dos nossos fornecedores no comprometimento com ações sustentáveis”, relembrou Nuñez. Já Enéas Pestana, ceo do Grupo Pão de Açúcar Brasil, ressaltou o trabalho da empresa no programa de reciclagem de lixo e do óleo de cozinha, este desde 2007.
Em 2008, a empresa também inaugurou em Indaiatuba, em São Paulo, supermercado verde, a fim de incorporar os conceitos e práticas de responsabilidade socioambiental na experiência cotidiana de compra. Neste sentido, a avaliação das boas práticas sustentáveis do Grupo iniciou-se com o conceito dos 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. “Trabalhamos de forma séria. O grande desafio das companhias é que as suas ações sejam, de fato, sustentáveis, promovendo forte investimento em tais iniciativas criando-se, assim, um círculo vicioso”, disse Pestana, complementando que a Unilever configura-se como uma importante parceira no desenvolvimento de iniciativas responsáveis.
Ogilvy cria campanha global para Unilever
A Unilever apresentou na última quinta-feira (10), durante o fórum “Modelo de Desenvolvimento Sustentável”, promovido em conjunto com a revista Exame, sua nova visão global “Trabalhamos para criar um futuro melhor todos os dias”. A iniciativa tem como objetivo reforçar o comprometimento da companhia com o desenvolvimento sustentável.
O Brasil é o primeiro País que terá a campanha conceitual “Cada gesto conta”, desenvolvida pela Ogilvy & Mather Brasil. A ação foi apresentada por Kees Kruythoff, presidente da Unilever Brasil. Com estreia prevista para julho, a nova comunicação será exportada, posteriormente, para outros países, e deverá começar primeiro na internet.
Entre os motivos que definiram a estratégia está o fato de o País ser o pioneiro na comunicação da sua marca corporativa. O conhecimento da marca Unilever cresceu nos últimos anos de 7%, em 2004, para 73% em 2010. Além disso, a subsidiária brasileira tornou-se a segunda maior operação da companhia no mundo, ficando atrás apenas dos EUA.
Segundo a Unilever, a nova visão está centrada em ajudar as pessoas a se sentirem bem e bonitas e a aproveitar mais a vida com marcas e serviços que são bons para elas e para os outros, além de inspirar as pessoas a ter pequenas atitudes diárias que farão uma grande diferença para o mundo. “A Unilever sempre teve ciência de sua responsabilidade social e, desde o início dos anos 90, está em uma jornada para se tornar uma empresa genuinamente sustentável”, completou Paul Polman, ceo global da Unilever.
No Brasil, os produtos da Unilever estão em 100% dos lares brasileiros ao longo do ano. “Todos os dias, a Unilever vende mais de dois bilhões de produtos. Para se ter uma ideia, vendemos diariamente 2,5 milhões de unidades de OMO e Seda”, concluiu Kruythoff.
Veículo: Jornal Propaganda & Marketing