A cidade de São Paulo provou um exemplo do ABC paulista e aprovou. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), por meio de parcerias no bairro de Cerqueira César, zona central da capital paulista, abateu em 26% o número de casos de entupimento na rede de esgoto da região entre 2008 e 2009, reduzindo os chamados para desobstrução de dutos de 727 para 539 no período.
Além disso, o programa, que teve adesão de mais de 1.500 dos 1.600 prédios da região, economizou dinheiro público que seria gasto com operações de desobstruções dos dutos.
No Grande ABC, desde 2006, o Instituto Triângulo faz a coleta de óleo de cozinha para a fabricação de Sabão Ecológico com sucesso.
Conheça o impacto do óleo no meio ambiente - Ainda existem muitas informações desencontradas, mas alguns estudos afirmam que um litro de óleo de cozinha em contato com a água pode contaminar cerca 20 mil litros. O óleo é o principal causador dos entupimento de redes de esgoto, tanto as públicas quanto as residenciais.
Imagine que, ao terminar de fritar um bife ou um ovo, você joga pelos canos cerca de 50 ml de óleo, com diversos resíduos oriundos da fritura. Essa mistura, pelo encanamento, encontrará outros alimentos que ficarão grudados junto ao óleo, que é um conservante natural, nas paredes da tubulação.
Esses resíduos alimentares servirão de sustento para vetores, mais conhecidos como ratos e baratas, que, bem alimentados, intensificam sua proliferação.
Porém ainda há motivos mais preocupantes que os citados. O óleo de cozinha é responsável pela impermeabilização da superfície da água. Isso significa que aquela camada que o óleo faz na água não permite que a energia solar alimente a vegetação do fundo dos rios, que em sua fotossíntese libera o oxigênio responsável pela vida no rio. Ou seja, o óleo garante a morte dos rios.
Por isso, deposite seu óleo em uma garrafa pet e encaminhe com responsabilidade. Um exemplo pode ser o encaminhamento aos pontos de entrega dos supermercados Coop, que em parceria com o Instituto Triângulo, conduz o resíduo que mataria os rios para virar sabão.
Veículo: Estação Notícias