A pesquisa 2010 Image Power® Green Brands Survey, feita com 9 mil consumidores de 8 países, revelou que 60% deles querem comprar produtos de empresas ambientalmente responsáveis.
Os brasileiros, contudo, são os que mais acreditam em propaganda de produtos "verdes": 91% dos habitantes acham que elas são importantes para informar o consumidor e explicar os benefícios de tais produtos. Já os franceses são os mais céticos e não acreditam em propaganda "eco" ou "bio".
O levantamento inclui consumidores de Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia e Reino Unido. No Brasil, na Índia e na China, mais de 70% dos consumidores se disseram dispostos a gastar mais com produtos "verdes" nos próximos anos.
Os consumidores brasileiros se apresentam como mais preocupados com o estado do meio ambiente (72%) do que com a economia (25%) do País, fato que se repetiu somente na Índia (59% meio ambiente versus 37% economia). Os outros países estão mais preocupados com o desenvolvimento de suas economias.
Eletroeletrônicos em compasso de espera
O Ministério do Meio Ambiente paralisou as reuniões do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) sobre a logística reversa para eletroeletrônicos até que a lei de resíduos sólidos seja regulamentada. Uma das questões é exigência de licenciamento ambiental para quem recolhe lixo eletrônico. "Não gostaria de ver amadores fazendo isso", diz André Saraiva, da Abinee, que representa a indústria."Se o receptor só separa o lixo eletrônico, não precisa de licenciamento. Se ele manuseia o produto, aí sim", diz Zilda Veloso, do MMA.
Veículo: O Estado de S.Paulo