A difícil tarefa de sumir com as sacolas

Leia em 1min 10s

A mais conhecida ação sustentável do setor supermercadista - a redução da utilização das sacolas plásticas para embalar compras - é tarefa difícil, mas mostra alguns resultados positivos.

 


Somente no Carrefour, a segunda maior rede de supermercados do país, houve uma queda de 30% no consumo das sacolinhas, desde 2007. No Pão de Açúcar, a líder do setor, a venda de sacolas retornáveis tem crescido. Em 2009, foram vendidas 1,328 milhão de unidades. Neste ano, até agora, o clientes do Pão de Açúcar compraram 800 mil.

 


O Walmart, o terceiro maior grupo supermercadista do país, calcula que suas iniciativas tiraram do meio ambiente 138,9 milhões de sacolinhas em 2009. Somente com o programa que devolve ao consumidor o valor de custo da sacola não utilizada na compra (lançado pela empresa em 2008), cerca de 29,5 milhões de sacolas foram eliminadas do meio e R$ 900 mil foram concedidos em descontos aos clientes da rede

 


O Carrefour, que tem uma loja piloto em Piracicaba onde foi banida a sacola, pretende estender o projeto para toda a sua rede até 2014. "Hoje, ainda apenas 15% das pessoas levam sua sacola própria no supermercado, mas isso vai aumentar", aposta o diretor de sustentabilidade do Carrefour, Paulo Pianez. (VD)

 

Veículo: Valor Econômico
 


Veja também

Braskem vai inaugurar polo para eteno verde

Apesar da queda de 96% do lucro líquido registrado no segundo trimestre, a Braskem, maior produtora de resinas te...

Veja mais
Sustentabilidade deve estar na pauta do novo governo

Questões climáticas estão atreladas ao desenvolvimento econômico   Vencer a pobreza e ...

Veja mais
Varejo verde

20 milhões de toneladas é a meta de redução de gases de efeito estufa do Walmart até ...

Veja mais
Lei de resíduos sólidos preocupa grandes empresas

Pesadas sanções previstas na legislação levam companhias aos escritórios de advocacia...

Veja mais
Riscos ambientais fazem bancos adotarem o "profissional verde"

Instituições financeiras contratam biólogos, engenheiros, geólogos e consultorias especializ...

Veja mais
Bunge Brasil lança Relatório de Sustentabilidade 2010

  A publicação contém a nova linha de diretrizes da empresa para a melhoria contínua d...

Veja mais
Walmart tenta reduzir preços com a bandeira da sustentabilidade

Varejo: Em época de dinheiro curto nos EUA, as vendas caem e a varejista busca economia   São duas ...

Veja mais
Pet Ecológica PlantBottle

A Vonpar Bebidas – franqueada da Coca-Cola no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina – concluiu a distribui&c...

Veja mais
Rede Pão de Açúcar fecha parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica

A sustentabilidade se tornou palavra de ordem entre as redes do comércio varejista, e não é diferen...

Veja mais