Porto Alegre: supermercados terão de usar sacolas de material reciclável

Leia em 2min 10s

Segundo a proposta, não será permitido o uso de aditivos, tipo oxi-degradáveis, nos polímeros utilizados para confecção das sacolas.
 
  

Nesta segunda-feira (29/11), o plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, por 18 votos a favor e 7 contra, projeto de lei de autoria dos vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Maristela Maffei (PC do B) que obriga os estabelecimentos comerciais da cidade a utilizarem material de fonte renovável ou reciclável em suas sacolas ou embalagens. No entanto, conforme emenda aprovada ao projeto, de autoria do vereador Nelcir Tessaro (PTB), fica estabelecido no Artigo 1 que apenas os "grandes supermercados" do município de Porto Alegre estão obrigados a utilizar essas embalagens. A subemenda à emenda, de autoria do vereador Luiz Braz (PSDB), diz que essa obrigatoriedade é destinada apenas aos supermercados que fornecem sacolas plásticas aos seus clientes.

 

Segundo a proposta, não será permitido o uso de aditivos, tipo oxi-degradáveis, nos polímeros utilizados para confecção das sacolas. Conforme o projeto, consideram-se materiais de fontes renováveis ou recicláveis os tecidos de fibras naturais, os papéis ou aqueles confeccionados a partir do amido de milho, da mandioca e de outros cereais. Os estabelecimentos cuja área comercial seja igual ou superior a 500 metros quadrados terão o prazo de um ano - a partir da validade da lei -, para substituir as embalagens comuns pelas recicladas. Caso não seja cumprida a legislação, os comerciantes deverão pagar multa em dinheiro ou até mesmo ter seus alvarás suspensos pela prefeitura de Porto Alegre. O objetivo do projeto, de acordo com os autores, baseia-se na "preservação do meio ambiente em condições que permitam o desenvolvimento da vida em suas diversas formas".

 

Segundo a proposta, utilizar materiais renováveis ou recicláveis promove benefícios à sociedade tais como: prevenção de riscos à saúde pública (pois os produtos não são depositados em aterros sanitários) e diminuição da exploração predatória dos recursos naturais. Além disso, o projeto de lei aprovado defende que a reciclagem dos produtos possibilita o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda e possibilitando a origem de outros produtos a partir de sua reciclagem.

 

Dados

 

O Brasil produz, anualmente, mais de 2,2 milhões de toneladas de resíduos plásticos oriundos do pós-consumo, das quais menos de quatrocentas mil toneladas são recicladas. "É muito lixo, que se constitui fator determinante, em muitas cidades, para a contaminação de riachos, rios e mares, para o entupimento de bueiros e bocas-de-lobo, aumentando as enchentes e o represamento, nas ruas, de águas poluídas que causam doenças, além de aumentar o efeito estufa", justificam os autores.

 


Veículo: Câmara Municipal de Porto Alegre


Veja também

Reciclagem: Indústria Fox inicia coleta de aparelhos

A Indústria Fox, primeira fábrica de reciclagem de refrigeradores do País, está lança...

Veja mais
Inmetro lança este mês guia de sustentabilidade para a indústria

Documento vai funcionar como um guia com princípios, critérios e indicadores de sustentabilidade   ...

Veja mais
Companhias mapeiam destino do lixo eletrônico no país

Quantos celulares velhos estão mudos nas gavetas? Quantos computadores fora de uso estão escondidos nos ar...

Veja mais
Consumidor brasileiro é a favor do fim das sacolinhas plásticas

Os brasileiros estão ficando mais conscientes em relação ao uso das sacolas plásticas, &eacu...

Veja mais
Brasileiro diz que não paga mais por produto 'verde'

Rejeição a custo maior por mercadorias sustentáveis atinge mais de 90% da população, ...

Veja mais
Gases de efeito estufa alcançam níveis recordes, segundo OMM

Genebra, 24 nov (EFE).- Os principais gases de efeito estufa alcançaram níveis recordes, apesar da recess&...

Veja mais
Greenvana chega ao mercado com e-commerce, loja, marca própria e portal de conteúdo dedicados ao universo “verde”

Já pensou em levar nas costas uma mochila com placas solares para carregar seu notebook e seu celular com energia...

Veja mais
O plano da Unilever

Cortar as emissões de dióxido de carbono (CO2) tem sido o principal desafio de empresas e governos. No in&...

Veja mais
Onde eu descarto?

Campanha põe à disposição postos de descartes de remédios na tentativa de criar uma c...

Veja mais