Recurso natural finito - ao contrário do que muitos imaginam ao vê-la cair do céu -, a água que corre nos rios e a que está à disposição em lagos e reservatórios mundo afora representa apenas 0,007% de toda a água do planeta. Os rios brasileiros transportam 179 mil metros cúbicos por segundo do total da água disponível, o equivalente a cerca de 12% da reserva hídrica superficial mundial.
Na semana do Dia Mundial da Água, nós, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), queremos lembrar a grande tarefa que cabe aos produtores rurais, de usar com responsabilidade o enorme potencial do nosso país para produzir alimentos com a água que "cai do céu", na forma de chuva, ou com aquela que levamos para os campos na forma de irrigação.
Nós, produtores rurais, somos usuários e, ao mesmo tempo, produtores desse líqüido tão precioso. nas áreas rurais que está a maior parte das nascentes, das áreas de recarga de aquíferos subterrâneos. lá que os rios se purificam, ao carregarem das cidades o esgoto sem tratamento e o lixo que recebem de forma indiscriminada. Nosso papel é fundamental, seja ao explorarmos com responsabilidade o enorme potencial do país, seja por contribuirmos para que outros também continuem tendo acesso à água, em quantidade e qualidade.
Quem trabalha na terra presta esse serviço sem nenhum apoio. São poucas as iniciativas que reconhecem o valor desse serviço. A água é insumo fundamental para a produção agropecuária. Sem ela, nada cresce. Precisamos preservá-la, tornando-a disponível para todos os usos, especialmente para continuar produzindo alimentos, bons e baratos, para atender a uma demanda crescente. Afinal, segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), seremos 9 bilhões de bocas em 2050.
O Brasil tem algo em torno de 30 milhões de hectares de solos para o desenvolvimento sustentável da irrigação, mas apenas uma pequena parcela, cerca de 4,3 milhões de hectares - menos de 15% do total -, é explorada. Esse valor, que representa pouco mais de 7% da área plantada do Brasil, responde por aproximadamente 20% do volume de alimentos produzidos e 40% do valor da produção.
Usar água com responsabilidade é compromisso, hoje, de todos os cidadãos. Todos precisam dela para o abastecimento das casas, geração hidrelétrica, navegação, pesca e aquicultura, entre tantos outros usos. Nossos filhos e netos contam com isso.
E, nós, produtores rurais, que optamos por produzir alimentos em cada recanto do Brasil, levamos junto a tarefa de produzir água. E é o que continuaremos fazendo, produzindo nos 235 milhões de hectares ocupados atualmente pela atividade rural no país e preservando 93,9 milhões de hectares de área coberta com matas naturais dentro das propriedades rurais.(KÁTIA ABREU - Senadora e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil)
Veículo: Diário do Comércio - MG