Entre as dezessete cidades latino americanas, seis brasileiras ficaram na média ou acima na classificação de desempenho do Índice de Cidades Verdes da América Latina, de acordo com estudo elaborado pela Economist Intelligence Unit e patrocinado pela Siemens. Curitiba destaca-se, recebendo a classificação de "bem acima da média".
O índice, que avalia a performance ambiental das principais cidades da região, analisa diversas características como energia, transporte, uso do solo e prédios, resíduos, utilização da água, saneamento básico, qualidade do ar e a governança ambiental.
A pesquisa foi divulgada pela Siemens no seminário "Sustentabilidade: os desafios do desenvolvimento", realizado ontem pelo Valor, e mostra que Porto Alegre ficou "na média" da classificação, enquanto Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, alcançaram o patamar de "acima da média".
"Curitiba é a líder do ranking na América Latina. Ela está bem qualificada em diversas categorias, com destaque para qualidade do ar e resíduos", afirmou a vice-presidente de sustentabilidade para as Américas da Siemens, Alison Taylor. A pontuação da capital do Paraná é reforçada pelo sistema de transporte, baseado em "eixos", corredores exclusivos com a circulação apenas de ônibus.
Na classificação de São Paulo, a executiva citou os ônibus híbridos e os metrôs como fatores de sustentabilidade da cidade, que ficou "bem acima da média" nas categorias energia e CO2.
No resultado geral estão "bem abaixo da média" as cidades de Guadalajara, no México, e Lima, no Peru. (VD)
Veículo: Valor Econômico