Consumidor vira parceiro e ajuda a Unilever a gastar menos

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Desde que começou a adotar práticas para economia e reutilização de recursos hídricos, há cerca de duas décadas, a Unilever já conseguiu reduzir em 60% o uso de água em seus processos de fabricação e nos produtos que vende no Brasil.

“Primeiro arrumamos nossa casa, apostando em inovação para aprimorar processos fabris e, só depois disso, passamos a levar aos consumidores essa redu- ção de impacto, oferecendo produtos como os detergentes e amaciantes concentrados que têm até 80% menos água que os tradicionais”, diz Juliana Nunes, diretora de assuntos corporativos da Unilever.

Em 2010, a empresa lançou um Plano Global de Sustentabiliade, com metas claras em torno dessa questão. “Nosso objetivo é dobrar a empresa de tamanho até 2020, reduzindo consideravelmente o impacto ambiental”, diz Juliana.

Um dos pilares deste plano se baseia na questão ambiental e os recursos hídricos estão entre os focos centrais. Paralelamente, a Unilever também lançou o programa “por um planeta mais limpo”, que tem como meta desenvolver produtos de limpeza concentrados, liderada por OMO e Comfort, que contribuem para a redução do consumo do líquido tanto na fabricação como no consumo.

Segundo a executiva, esse é um caminho “sem volta” para a companhia. “Agora nosso desafio está em envolver cada vez mais o consumidor nessa tarefa para reduzir o impacto ambiental daquilo que fazemos todos os dias”, afirma Juliana. “Isso não quer dizer que vamos deixar de fazer a nossa parte. Ao contrário, queremos incentivar que o consumidor, no seu cotidiano , também use menos água”. É para agir neste sentido que a fabricante lançou recentemente uma versão do amaciante Comfort para um único enxá- gue nas lavadoras de roupas domésticas.

Veículo: Brasil Econômico


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