Movimento Limpa Brasil Let´s do it! realiza mutirão da limpeza em São Paulo

Leia em 4min 30s

Evento de mobilização social pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos sólidos na capital paulista no dia 27 de maio. Ação contará ainda com show gratuito no Vale do Anhangabau


No próximo domingo (27), a população de São Paulo será convidada a exercer a sua cidadania e mostrar que é possível mudar a realidade de uma cidade que produz 18 mil toneladas de lixo por dia. Esse número alarmante pode ser sentido no nosso cotidiano nos dias de enchentes e alagamentos, no alto índice de doenças transmitidas pelo lixo que afetam a população mais carente de São Paulo e pelo custo gerado : R$ 965 milhões por ano.


A ação de mobilização é parte do projeto Limpa Brasil Let's do it! e pretende alertar a população paulistana sobre a importância de cada cidadão se portar como um agente da transformação e recolher o lixo das ruas sempre que puder. A iniciativa, cujo slogan é "Eu sou catador", visa ainda a conscientização para o descarte adequado dos resíduos sólidos que produzimos e, assim, contribuir para que a quantidade de lixo que precisa ser recolhido nas ruas diminua cada vez mais. Ao todo serão disponibilizados 97 ecopontos, postos destinados a receber todo o material reciclável coletado pelos voluntários durante a ação.


Para celebrar a iniciativa, o Vale Anhangabaú será palco do maior show limpo do Brasil, a partir das 16 horas. O evento, gratuito, contará com a participação de astros da música brasileira, entre eles Toni Garrido, Banda Bicho de Pé, Mariana Aydar, Filipe Catto, Almir Guineto e Ellen Oléria, e terá como mote o slogan "do meu lixo cuido eu". A proposta é que os artistas cobrem dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização .


Os interessados em participar da ação em São Paulo devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com para receber mais informações sobre as iniciativas. Os materiais recicláveis recolhidos serão doados às cooperativas de catadores que já atuam na cidades. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, que encaminhará esses itens para os aterros sanitários.



Depois de São Paulo, o projeto avança para outras regiões do país, passando por cidades como Porto Alegre, BH, Vitória, João Pessoa, São Luís e Belém.



Cronograma de ações previstas
27 de maio: São Paulo
17 de junho: Belo Horizonte
24 de junho: São Luis
24 de junho: Belém
05 de agosto: Porto Alegre e Vitória
02 de setembro: João Pessoa



Sobre o Limpa Brasil Let's do It - O Limpa Brasil Let's do it! é um movimento de cidadania e cuidado com o meio ambiente que pretende incentivar a reflexão para a mudança de atitude do cidadão brasileiro em relação ao hábito de jogar lixo fora do lixo. A principal meta é despertar a responsabilidade individual das pessoas em relação aos resíduos que produz, incentivando o engajamento para limpar as cidades e, o que é mais importante, mantê-las limpas.


O projeto, que nasceu na Estônia e já atingiu 140 países, foi trazido ao país pela empresa Atitude Brasil, com a colaboração da UNESCO. No Brasil, a ação do movimento já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia, Campinas, Mauá, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo reunindo 50 mil pessoas e recolhendo 704 toneladas de material reciclável.


Entre as personalidades apoiadoras do projeto estão Tião Santos, protagonista do documentário "Lixo Extraordinário", os músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Seu Jorge, os atores Wellington Nogueira, Marília Pêra, Marisa Orth, Darlan Cunha, Alice Braga e Cássio Reis, os apresentadores Edgard Piccoli, Marina Person, Chris Nicklas e Didi Wagner, os humoristas Rodrigo Capella, Marcelo Marrom, e o escritor Ferréz.


O movimento conta ainda com o patrocínio nacional das empresas Vale, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Braskem Estre, Avianca e Oi, com o patrocínio local do Grupo Pão de Açucar, KPMG e com o apoio do Governo Federal, Ministério das Relações Exteriores, Oi Futuro, Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, Movimento Do Meu Lixo Cuido Eu, Rede Globo, Canal Futura, TV Cultura, MTV, Rádios CBN, Estadão ESPN e Eldorado, Jovem Pan Online, Revista Istoé, Editora Trip, Revista Brasileiros, gráfica Stilgraf, agência Leo Burnett, Pepper Interativa, 1dasul e Embalixo.



Sobre a Atitude Brasil


A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade - cuja quinta edição acontecerá em Brasília nos dias 20 e 21 de setembro de 2012 - e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!', programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.

 


Veja também

Vereadores querem volta da sacolinha em SP

Dois projetos protocolados nesta semana, que podem ser votados nas próximas sessões, permitem o retorno da...

Veja mais
69% dos clientes querem as sacolas plásticas

Em meio a tanta polêmica depois da proibição da distribuição de sacolas plástic...

Veja mais
69% querem sacolinha de volta aos supermercados

Após acordo, embalagens deixaram de ser distribuídas em SP em abril Pesquisa do Datafolha foi encomendada ...

Veja mais
Resíduos sólidos: experiência de Portugal é apresentada em seminário itinerante no Brasil

  As experiências de Portugal na implantação e gestão dos resíduos sólido...

Veja mais
Abras participa de consulta preparatória para a Rio+20

A coordenadora do Comitê Sustentabilidade Abras, Susana Ferraz, juntamente com representantes do setor de privado ...

Veja mais
6 cidades de SP mantêm sacolinhas obrigatórias

Outros 9 municípios do Estado planejam criar legislação municipalSupermercados de Franca, Guarulhos...

Veja mais
Mercado: caixa de papelão pode ser proibida

A utilização das caixas de papelão nos supermercados podem estar com os dias contados. A Câma...

Veja mais
Grupo de Trabalho discute na ABRAS a continuidade do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs

Na reunião foi apresentado o programa de financiamento de Fundo Multilateral do governo da Alemanha pela GIZ Prok...

Veja mais
490 milhões de sacolinhas deixam de ser distribuídas

90% das redes de supermercados aderiram ao banimento em SP, diz Apas Plastivida contesta adesão e informa que 93%...

Veja mais