Grupo de Trabalho discute na ABRAS a continuidade do Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs

Leia em 3min 10s


Na reunião foi apresentado o programa de financiamento de Fundo Multilateral do governo da Alemanha pela GIZ Proklima


  Mmaum
 
  Mmatres
  Mmadois
   
  Mmaquatro
O Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, realizado dentro dos parâmetros do Protocolo de Montreal do qual o Brasil é signatário, foi discutido nesta quinta-feira (10) durante a 7ª Reunião do Grupo de Trabalho (GT) para Eliminação dos HCFCs coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, que conta com a participação da Abras, da Abrava (indústria), PNUD (ONU), entre outras entidades, na sede da Abras, em São Paulo.


Desde 2007 o tema é amplamente debatido pelo MMA, Abras e Abrava com o objetivo de reduzir e eliminar a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, que no caso dos supermercados são utilizados em equipamentos de refrigeração e ar condicionado.


Na reunião, a coordenadora do Programa de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente, Magna Ludovice, apresentou uma síntese dos trabalhos pós Protocolo de Montreal, o cronograma de eliminação/redução de gases como CFCs e HCFCs, metas a serem cumpridas e o financiamento já recebido pelo programa. Os valores a serem financiados estão previstos por meio de acordos internacionais via Fundo Multilateral (financiado pelos países desenvolvidos) dentro do Protocolo de Montreal, com amparo de organismos como o PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento) e GIZ Proklima, do Ministério do Meio Ambiente de Hesse, na Alemanha.


Durante a reunião, Stefanie von Heinemann, representante da GIZ Proklima no Brasil, apresentou as diretrizes para implementação do programa para redução/eliminação do HCFC para o setor comercial, que abrange desde projetos pilotos em supermercados até cursos de capacitação para técnicos de manutenção em equipamentos refrigerados.


Segundo Stefanie, o objetivo é apoiar o Brasil no cumprimento das metas do Protocolo de Montreal por meio do treinamento, assistência técnica e transferência de tecnologias e ferramentas de gestão. Essas ações irão contribuir para reduzir o consumo de HCFCs no Brasil, apoiando o País no cumprimento das metas, e para a proteção da camada de Ozônio e do clima global.


"Nas próximas reuniões do Comitê Sustentabilidade Abras, apoiado por técnicos da área, iremos discutir o programa apresentado com o objetivo de aju
dar a GIZ a traçar o perfil dos supermercados que poderão ser escolhidos para o projeto piloto e criar os critérios de seleção, que serão amplamente divulgados, após a aprovação do Ministério", explica Susana Ferraz, coordenadora do Comitê Sustentabilidade Abras e representante da entidade supermercadista no GT HCFCs.


Participaram da reunião o Diplomata Lamier Morais, representando o Ministério das Relações Exteriores, a coordenadora do Programa de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente, Magna Ludovice, Stefanie Von Heinemann, programa Giz Proklima, Gutemberg da Silva Pereira e Rose Diegues, do PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento), Susana Ferraz, Coordenadora do Comitê Sustentabilidade Abras, Frank Edney Gontijo (MMA), Josilene Ferrer (Cetesb/Abema), Edmir Magacho (Supermercado Bahamas), José Edson Menezes (Extrabom Supermercados), Livia Calmon (Ebal), Osni Bortolatti (Grupo Pão de Açúcar), Sergio Mazzucatto, Rubens Marcondes, Leonardo Vieira Fioratti (Grupo Pão de Açúcar), José Eduardo G. Machado (Cia. Brasileira de Distribuição), Felipe Zacari Antunes (Walmart), Adalberto Correa Junior (Coop), Paulo Neulaender e Norberto dos Santos (Abrava), Tiago Dias Bueno e Bruno Alexandre Sampaio (Alpunto Brasil), Jorge Colaco (Recigases), Roberto Peixoto (IMT), Sérgio Zampiere (Purcon Química), Sergio Marcondes (Du Pont), Luciana Martins (Portal Abras/Comitê Sustentabilidade) e Margareth Meza (repórter Revista SuperHiper).
 

Fonte: Portal Abras


Veja também

490 milhões de sacolinhas deixam de ser distribuídas

90% das redes de supermercados aderiram ao banimento em SP, diz Apas Plastivida contesta adesão e informa que 93%...

Veja mais
Encontro discute embalagens de agrotóxicos em Campinas

O Município de Campinas sedia entre hoje e amanhã o encontro de centrais de recebimento de embalagens vazi...

Veja mais
Cartões de plástico descartados de forma segura e sustentável

Empresa disponibiliza a partir deste mês nas estações do metrô paulistano e nos prédios...

Veja mais
Logística reversa pode virar lei no Estado de São Paulo

Prática comum em países do continente europeu, um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do ...

Veja mais
Chega ao varejo a 1ª edição do Cadastro Nacional de Produtos Orgânicos, Naturais e Sustentáveis

O guia é uma iniciativa da Ferrari Stella Comunicação, conta com apoio da Abras e está dispo...

Veja mais
Crescem as oportunidades na área de sustentabilidade

Profissionais em alta, os especialistas em sustentabilidade podem dizer que não só são cada vez mai...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar reforça investimento nas lojas e no campo e lança Protocolo de Sustentabilidade

Hoje, o Grupo Pão de Açúcar, recebeu mais de 200 fornecedores que participaram da segunda premia&cc...

Veja mais
Embalagens eficientes ajudam a otimizar o consumo

Coca-Cola Brasil economizou 120 milhões de embalagens de dois litros com adoção de minitampaA Coca-...

Veja mais
Rede Brasil Rural é destaque do MDA na maior feira supermercadista do mundo

          O Ministério do Desenvolvimento Agrário ...

Veja mais