Fórum debate ganhos econômicos criados pela sustentabilidade

Leia em 2min 30s

“O potencial de geração de empregos é gigantesco”. Quem garante que as oportunidades econômicas são infinitas com a aplicação dos conceitos de sustentabilidade ambiental no cotidiano das empresas é o professor Juarez Freitas, que apresentou o tema Tributação Ambiental: Impostos Verdes na segunda edição do Fórum de Sustentabilidade, realizada nesta quinta-feira pela Fecomércio em Porto Alegre.

Freitas afirma que os “empregos verdes”, ligados diretamente às iniciativas sustentáveis, como a reciclagem, somam três milhões no Brasil. “Mil desses postos são de catadores de material reciclável. Então podemos perceber que, com o aprofundamento das práticas de responsabilidade ambiental empresarial, o potencial criado é enorme”, disse.

O professor mostrou como o conceito de sustentabilidade perpassa diferentes esferas da organização social brasileira e é, inclusive, um princípio constitucional. “A diretriz constitucional muda todas as relações sociais e fundamenta as mudanças trazidas pelo Estatuto das Cidades, pela Lei dos Resíduos Sólidos e pelo Novo Código Civil”, disse Freitas ao lembrar que também os princípios tributários deveriam observar a sustentabilidade, o que ainda não acontece.

“A tributação não respeita a capacidade contributiva e chega a patamares absurdos, como a taxação de 50% sobre a energia elétrica gerada por fontes renováveis”, exemplificou. Para ele, é importante observar a “sustentabilidade ética”, o respeito aos direitos fundamentais das gerações futuras e de todos os seres vivos. “Na questão da mobilidade urbana, embora a lei priorize o transporte coletivo, no último ano o governo deu R$ 16 bilhões em subsídios e incentivos à compra de veículos particulares, enquanto os recursos que foram para o transporte público somaram R$ 2 bilhões.”

Para Ricardo Voltolini, autor do livro Conversa com Líderes Sustentáveis, a inclusão dos princípios da sustentabilidade nas relações sociais pode ganhar força a partir da gestão das empresas. Para isso, ele defende que é necessário o envolvimento direto dos presidentes das companhias. “Sustentabilidade é um assunto para grandes líderes, mas isso não é exclusividade das grandes empresas. Quando se fala em liderança, se fala em atitude”, disse. Voltolini lembrou o programa Ideia Sustentável – Plataforma Liderança Sustentável, iniciativa que está sendo estendida às micro e pequenas empresas (MPEs) com o apoio do Sebrae.

Segundo Voltolini, um dos pontos que diferenciam os líderes empresariais comprometidos com a sustentabilidade é o ponto de vista diante das ações de redução de impacto negativo. Enquanto para os demais o cálculo é baseado em quais seriam as perdas em caso de negligência com a questão ambiental, os “líderes sustentáveis” pensam suas estratégias a partir das possibilidades de ganho diante das mudanças.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, a formação de líderes preocupados com a sustentabilidade anda “em bom ritmo” no Rio Grande do Sul e, em especial, no comércio. Ele acredita que, em breve, as ações de preocupação com a natureza serão predominantes e o cenário irá mudar positivamente.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Supermercados da região já distribuem sacolinhas

A Coop voltou a distribuir ontem as sacolas plásticas, que estavam suspensas desde abril. Os demais supermercados...

Veja mais
Supermercados voltam a distribuir sacolas

Algumas redes prometem torná-las disponíveis à tarde; nas lojas do Pão de Açúc...

Veja mais
O verde avança mais nas empresas

Enquanto as negociações governamentais emperram, as empresas anunciam compromissos voluntários.As e...

Veja mais
Carrefour comercializará a primeira linha de carnes no mundo com selo Rainforest Alliance Certified

As carnes, com certificação internacional pioneira obtida pelo Grupo Marfrig, chegam às lojas Carre...

Veja mais
Juíza determina volta de sacolinhas plásticas

Mercados serão obrigados a dar embalagens de papel ou material biodegradável em até 30 dias Os sup...

Veja mais
Comunicado pede marco geral para recursos naturais

Documento lançado por Ipea e Cepal na Rio+20 também cobra papel de países desenvolvidos na promo&cc...

Veja mais
Amcham lança publicação sobre economia verde durante Rio +20

A Amcham (Câmara Americana de Comércio) iniciou na Rio+20 a distribuição de uma nova publica&...

Veja mais
Embrapa vai realizar treinamento em Guaxupé

Reaproveitamento da água em debate.A demanda crescente por tecnologias que promovam a melhor utilizaç&atil...

Veja mais
Reciclagem: Garrafa valiosa

A China é o maior importador e reciclador de material PET do mundo, com mais de 7 milhões de toneladas ao ...

Veja mais