Calçado feito de um jeito mais sustentável

Leia em 2min 50s

Resina da Braskem acaba com a cura na colagem das solas e elimina a emissão de ozônio



A Braskem, líder em produção de resinas termoplásticas nas Américas e maior produtora mundial de biopolímeros, lançou no final de 2012 uma resina inédita no mundo, direcionada ao segmento calçadista.

Segundo Patrick Teyssonneyre, diretor de inovação e tecnologia de polímeros da companhia, a nova resina de EVA (copolímero de etileno e acetato de vinila) permite a confecção mais rápida e sustentável dos sapatos, extinguindo o processo de cura na colagem de solas, o que elimina a emissão de ozônio e reduz em até 26% o custo desta etapa de produção. O lançamento integra o portfólio do selo Braskem Maxio, criado para identificar resinas que oferecem maior eficiência à cadeia do plástico e reduzem o impacto ambiental no processo de transformação.

Nesse segmento, a colagem das entressolas à base de EVA é uma etapa importante do processo, pois a durabilidade de um calçado está diretamente vinculada à qualidade de aderência dos seus componentes após o processo de cura. A resina VA3010A, desenvolvida pela Braskem, permite que o processo de colagem ocorra sem a necessidade da etapa de cura U.V. (irradiação de luz ultravioleta). Esta inovação dispensa a utilização do equipamento de cura ultravioleta, que exige constante manutenção e controle de processo, e ainda é emissor de ozônio, um gás nocivo à saúde humana e ao meio ambiente. “Além disso, com a nova resina, há redução no consumo de energia no processo produtivo, tornando a confecção dos calçados mais segura e o processo mais sustentável”, diz.

A economia gerada com esta inovação na indústria calçadista pode proporcionar uma redução de custo de até 26% na etapa de colagem do processo produtivo do calçado, além de permitir designs mais diferenciados na confecção da entressola, segundo conta Teyssonneyre.

Contudo, o tamanho desta redução dependerá do tipo de calçado e da configuração de cada linha de produção. A nova resina possibilita ainda ganho na qualidade dos solados, o que resulta na redução da devolução de calçados por conta de defeitos, e por consequência custos ainda menores aos transformadores.

Para alcançar esse resultado, foi desenvolvido junto com a empresa Killing, parceira da Braskem, umnovo primer aplicado a frio que complementa a colagem da resina em diferentes substratos como borracha, PVC e couro sintético, substituindo a solução com o primer antigo. A solução baseia-se em um conceito em que os dois novos componentes são necessários para a aderência, tanto o EVA, quanto o primer, sendo esta tecnologia patenteada. “Esta nova resina trará maior competitividade para o setor calçadista, que no Brasil foi responsável pela confecção de mais 800 milhões de pares em 2011. A resina VA3010A é resultado do trabalho que temos feito em nosso Centro de Tecnologia e Inovação para identificar tendências e encontrar soluções inteligentes para contribuir com os desafios dos nossos clientes”, destaca.

Nos primeiros anos de atuação, Teyssonneyre conta que estima atingir 60% do mercado nacional. Esse desenvolvimento, segundo ele, faz parte do comprometimento da Braskem em oferecer soluções sustentáveis aos clientes, alinhadas com a visão de tornar líder mundial em química sustentável até 2020”, afirma. Para Felipe Bottini, ambientalista da Neutralize Carbono, ações como essa devem ser implementadas cada vez mais no processo produtivos das indústrias, já que é ummeio encontrado de reduzir seus impactos no meio ambiente.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Supermercados de Belo Horizonte podem comercializar sacolas biodegradáveis

Decisão foi deferida no dia 14 de janeiro pelo Tribunal de Justiça da capital mineiraA partir da pró...

Veja mais
Condor de Londrina realiza ação contra a Dengue

Com o objetivo de levar maior conhecimento sobre o combate ao mosquito da Dengue, a Autarquia Municipal de Saúde ...

Veja mais
Embalagens descartáveis

A Prefeitura de Concord, no Estado americano de Massachusetts, quer reduzir o uso de embalagens descartáveis entr...

Veja mais
Agricultores receberão caixas plásticas

Caixas plásticas são mais higiênicas já que podem ser lavadas, e mais econômicas, pois ...

Veja mais
Reciclagem de garrafas de vidro ganha espaço

Desde 2010, Glass is Good já encaminhou para reciclagem 1,3 mil toneladas de vidro O Projeto Glass is Good, empr...

Veja mais
Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprova exigência de logística reversa para veículos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que inclui os veículos a...

Veja mais
Dow e Mitsui adiam fábrica de plástico 'verde'

A companhia americana Dow Chemical e a trading japonesa Mitsui vão adiar novamente o projeto de construç&a...

Veja mais
Projeto Glass is Good da Diageo, em parceria com a Owens-Illinois, conquista Prêmio ECO

O Projeto Glass is Good, empreendido pela Diageo, empresa líder no segmento de bebidas alcoólicas Premium,...

Veja mais
Sustentabilidade se consolida entre os pequenos negócios

Após a gravação da minissérie "O Canto da Sereia", que estreia amanhã na Rede Globo, ...

Veja mais