Sustentabilidade se consolida entre os pequenos negócios

Leia em 2min 10s

Após a gravação da minissérie "O Canto da Sereia", que estreia amanhã na Rede Globo, o ator global e empresário ambientalista Marcos Palmeira finaliza os preparativos para inaugurar, possivelmente neste mês, uma loja de produtos hortifrutigranjeiros orgânicos, a Armazém Vale das Palmeiras, no sofisticado bairro do Leblon, zona sul carioca.

"Será a minha primeira experiência neste ramo, e eu espero que dê certo", anunciou Palmeira, que se define como um amante da alimentação saudável.

O negócio terá um atrativo a mais para completar o viés sustentável: embalagens biodegradáveis feitas a partir de derivados da raiz mais popular do Brasil e herdada dos índios: a mandioca.

As novidades integram um nicho promissor de negócios focado pela empresa CBPak, também sediada no Rio de Janeiro, fabricante das embalagens ecologicamente corretas feitas com derivado da raiz. Compõem o carro-chefe de uma espécie de programa de soluções sustentáveis de redução da emissão de gases de efeito estufa criado pelo empresário Cláudio Bastos, cujas iniciais batizam a empresa.

São copinhos descartáveis para o consumo de sucos orgânicos na lanchonete instalada no novo empreendimento do ator. Também contará com bandejas para armazenar produtos cultivados na propriedade rural de Palmeira, a fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro.

O ator foi um dos principais fornecedores de alimentos orgânicos do Riocentro durante a Rio+20, a conferência internacional sobre o meio ambiente realizada em junho de 2012. Lá ele lançou o mais novo produto de sua fazenda: o café 100% arábica, orgânico e biodinâmico.

Palmeira também degustou seus próprios produtos no restaurante Villa Paulistana, ao qual fornece hortifrútis orgânicos de sua fazenda.

Durante o lançamento do café, cuja colheita é feita manualmente com um sistema agroflorestal, poupando a fauna, a flora e os recursos hídricos e respeitando, assim, o ciclo da natureza e a sustentabilidade da fazenda, Palmeira adiantou que sempre esteve envolvido com o desenvolvimento sustentável: "Apoio quaisquer ações sustentáveis".

Inserção da sustentabilidade

O ano de 2012 foi marcado pela inserção efetiva dos pequenos negócios na agenda da sustentabilidade, de acordo com o balanço anual do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). A sustentabilidade dos negócios é uma das diretrizes do Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para a atual década.

Aliás, a sustentabilidade deixou de ser algo restrito ao movimento ambientalista para se inserir como estratégia de negócio das empresas, independente do seu porte, sinaliza o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto.

"Para os pequenos negócios, além de um diferencial competitivo, produtos e serviços sustentáveis agregam valor à marca e à reputação das empresas", assinalou ele.

A gestão de conhecimento foi uma das prioridades do CSS e gerou 518 publicações.


Veículo: DCI


Veja também

Laminadora dobra linha de reciclagem

Dos investimentos de cerca de US$ 400 milhões previstos para o Brasil até 2014, a Novelis separou US$ 35 m...

Veja mais
Governo assina primeiro acordo setorial de logística reversa

Setor de óleos lubrificantes assinou acordo com Ministério do Meio Ambiente para destinação ...

Veja mais
Marketing sem dourar a pílula

Projeto da P&G utiliza resíduos gerados pela subsidiária brasileira para a fabricação de...

Veja mais
JBS e Greenpeace voltam a dialogar, e empresa tem novo plano "sustentável"

Depois de acusações públicas, um relatório com acusações de crimes ambientais ...

Veja mais
Certificação verde ajuda a racionalizar o consumo

Em 2001, uma pequenina agência do então Banco Real localizada no miolo da Granja Viana, em São Paulo...

Veja mais
Pecuária é setor com maior potencial para emprego verde, aponta Ipea

A pecuária é o setor com o maior potencial para empregos verdes, tanto do ponto de vista ocupacional (o ti...

Veja mais
Philips faz coleta de aparelhos eletrônicos

Expectativa é que se recolham 20 toneladas de lixo eletrônicoAté o próximo dia 16, algumas es...

Veja mais
Descarte Certo e Oi se unem para reciclagem

A Oi e a Descarte Certo, empresa do grupo Ambipar, fecharam uma parceria para a construção de cinco f&aacu...

Veja mais
Oi financiará fábrica de reciclagem de eletroeletrônicos em Pernambuco

Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Goiás também serão contemplados com unidades fabris. ...

Veja mais