Oi financiará fábrica de reciclagem de eletroeletrônicos em Pernambuco

Leia em 2min 10s

Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Goiás também serão contemplados com unidades fabris. Cada uma delas custará R$ 10 milhões


A operadora de telefonia Oi financiará a construção de cinco fábricas de reciclagem de produtos eletroeletrônicos no país, sendo uma delas em Pernambuco. Para tirar o projeto do papel, a empresa fechou parceria com a Descarte Certo, de Americana (SP), especializada em serviços de coleta, manejo de resíduos e reciclagem de equipamentos usados. Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Goiás também serão contemplados. Cada unidade custará R$ 10 milhões.

As novas fábricas atenderão à demanda da Oi e vão compor um parque industrial capaz de processar os resíduos de outras fábricas de eletroeletrônicos. Juntas, elas vão gerar cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos. Ao todo, as plantas terão capacidade para processamento de 1,2 mil toneladas de resíduos por mês.

São considerados resíduos sólidos as partes e peças de bens de consumo como computadores, celulares e eletrônicos, que após o uso se transformam em lixo capaz de causar danos tanto ao meio ambiente quanto à população.

Como contrapartida, a Oi solicitou a prestação de serviços de coleta, manufatura reversa e destinação final de resíduos produzidos pela própria empresa, de seus fornecedores, clientes e colaboradores, além da gestão de todo o processo.

 A empresa é a primeira empresa da iniciativa privada a fechar uma parceria estratégica que viabiliza a cadeia completa de gestão de resíduos sólidos. Com a iniciativa, a companhia antecipa-se à aplicação da Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A legislação deve ter caráter obrigatório a partir do segundo semestre de 2013, após sua regulamentação. 

“Com a construção dessas fábricas, o Brasil passa a ter a capacidade instalada necessária para desindustrializar produtos pós-consumo adequadamente. Isso colocará o país nos mesmos padrões internacionais com emprego de tecnologia, inovação, capacitação de mão de obra e geração de empregos”, disse o presidente da Descarte Certo, Lucio Di Domenico, em nota à imprensa.

Hoje, a Oi já realiza o gerenciamento do material descartado junto aos seus prestadores de serviços utilizando empresas de reciclagem homologadas pelos órgãos ambientais. Em 2011, foram encaminhadas mais de 3,3 mil toneladas de material para reciclagem, como cobre, alumínio e ferro, cabos de fibra ótica, baterias, cabos telefônicos, sucatas de informática, fibra de vidro, partes de peças de telefones públicos vandalizados, sucatas de mobiliário, entre outros.  A meta é de 100% de reaproveitamento dos produtos, com a reinserção destes materiais na cadeia produtiva.



Veículo: Diário de Pernambuco


Veja também

Indústria defende redução de impostos para reciclagem de embalagens de agrotóxico

A pressão do consumidor seria insuficiente para estimular mudanças no processo produtivoQuase 40% do custo...

Veja mais
"Bolsa verde" do Rio estreia com o foco em reserva legal

Será lançada hoje a primeira "bolsa verde" para comercialização de ativos ambientais no merc...

Veja mais
Agência de Cooperação Internacional GIZ abre processo seletivo para instituições de ensino profissionalizante

Entidade de ensino irá treinar trabalhadores do setor de refrigeração. A ação integra...

Veja mais
Ações sustentáveis nas pequenas empresas

Consultoria constata aumento do número de PMES interessadas em melhorar suas práticas ambientais A implem...

Veja mais
Governo contraria regra e aprova agrotóxico mais nocivo à saúde

Anvisa passou a aprovar registros de produtos mais tóxicos do que equivalentes já no mercadoAgência ...

Veja mais
Expocatadores 2012 começa nesta quarta-feira, em São Paulo

A Expocatadores 2012 começa hoje (28) no pavilhão amarelo da ExpoCenter Norte em São Paulo. O event...

Veja mais
Coleta de embalagem de agroquímicos tem alta de 9%

Os produtores vão devolver 37 mil toneladas de embalagens utilizadas com agroquímicos neste ano, 9% mais d...

Veja mais
Indústria farmacêutica deve financiar logística reversa

Medicamentos, despejados no esgoto e no lixo comum, contaminam meio ambiente Os resultados parciais do estudo de viabil...

Veja mais
P&G Brasil desenvolve projeto inédito de logística reversa com cooperativas de catadores em São Paulo

Em parceria com a WiseWaste, a Ecologia Industrial está coletando embalagens recicláveis e transformando e...

Veja mais