P&G Brasil desenvolve projeto inédito de logística reversa com cooperativas de catadores em São Paulo

Leia em 3min 10s

Em parceria com a WiseWaste, a Ecologia Industrial está coletando embalagens recicláveis e transformando em novos materiais para as ações de marketing da empresa

 

 

 

A P&G Brasil e a WiseWaste anunciam a parceria no projeto inédito de logística reversa de materiais recicláveis na cidade de São Paulo. Desde fevereiro realizam a coleta de embalagens pós-consumo diretamente de cooperativas, pontos de entrega voluntária e na própria indústria e transformam em materiais para as ações de marketing promocional das marcas da P&G no varejo.

 

O primeiro grande passo da iniciativa já está sendo implementado em 125 lojas da rede Extra Hiper, em São Paulo. Os novos displays da campanha 3D White da marca Oral-B foram produzidos a partir do material plástico de polipropileno, um dos componentes das embalagens da P&G. Este conceito é conhecido como Ecologia Industrial, onde resíduos de um sistema se transformam em matéria-prima para outro.

 

De acordo com as empresas, o projeto da P&G Brasil e WiseWaste é o mais completo de gestão de resíduos do País que, alinhado às novas determinações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, fecha o ciclo produtivo da cadeia de materiais recicláveis, desde a produção, recolhimento das embalagens e fabricação de novos produtos com os materiais reciclados. Até o momento, já foram recolhidas mais de mil toneladas de materiais recicláveis de cinco cooperativas e produzidos displays promocionais para as lojas da rede Extra Hiper em São Paulo.

 

Após os primeiros oito meses do projeto, a WiseWaste e a P&G dão o passo seguinte para ampliar cada vez mais a iniciativa e trabalham agora na capacitação de cooperados: já são mais de sessenta cooperados treinados sobre os processos de reciclagem de resíduos em três cooperativas, e mais 11 novos parceiros aguardando para ingressar nesse projeto.

 

Antes de iniciar o projeto de logística reversa, a WiseWaste e a P&G trabalharam juntas para determinar os materiais que deveriam ser reciclados, analisando embalagens dos produtos das marcas da P&G. Por agregar grandes recicladoras que atuam no Brasil, a WiseWaste possui o know-how para reciclar qualquer tipo de material e desenvolver novas tecnologias para os que ainda não têm solução. Plásticos em geral, papel, vidro, alumínio e aço, são alguns dos materiais trabalhados pela companhia. Para a P&G, a WiseWaste, após diversos estudos técnicos com as suas embalagens, definiu como prioridade o componente plástico como o material que deveria compor os novos materiais de marketing com recicláveis da P&G.

 

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), recém aprovada no Brasil, determina a logística reversa e a responsabilidade compartilhada entre geradores de resíduos, comerciantes e cidadãos. A fim de auxiliar a indústria nessa tarefa, foi criada em 2011 a WiseWaste, empresa que visa auxiliar a indústria a atender às demandas geradas pela PNRS.

 

Um dos valores que norteiam as atividades da P&G é atender às demandas do presente, oferecendo aos consumidores do mundo todo produtos e serviços de qualidade superior, que melhorem o dia a dia das pessoas, sem impedir que as gerações futuras consigam suprir as próprias necessidades.

 

"A P&G Brasil comemora mais esse passo importante para promover os seus conceitos e metas de sustentabilidade em todos os seus processos", destaca  a diretora de Comunicação da P&G Brasil, Gabriela Onofre.

 

A parceria com a P&G possibilitará que as ações realizadas pela WiseWaste ganhem escala industrial e indiquem para a sociedade o potencial econômico da reciclagem. "Esta é uma grande oportunidade de mostrar que o Brasil é capaz de desenvolver soluções sustentáveis", afirma a Wise Waste.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da P&G

 


Veja também

Guaraná Antarctica tem PET 100% reciclada

O Guaraná Antarctica lança a primeira garrafa PET com plástico 100% reciclado do mercado brasileiro...

Veja mais
Tetra Pak distribui 20 bilhões de embalagens com o selo FSCTM em todo o mundo

A Tetra Pak alcançou nesta semana o marco de 20 bilhões de embalagens distribuídas em todo o mundo,...

Veja mais
Seminário sobre logística reversa de medicamentos mostra experiências internacionais e proposta de modelagem para o Brasil

      Esq. p/ dir. Renata Ritti Dias (Covisa), Antônio de Pádua Pombo (Conass), Luc...

Veja mais
Grandes companhias garantem encomendas e apoiam projetos

Empresas como Natura, Pãode Açúcar e Bradesco criam programas específicos para acompanhar a&...

Veja mais
Unilever Brasil comemora sua década mais sustentável

Histórico de sucesso da operação brasileira tem permitido à companhia ampliar interferê...

Veja mais
Seminário Resíduos de Medicamentos - Oportunidades e Parcerias acontece nesta quinta-feira, em São Paulo

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a Agência Nacional de Vigilâ...

Veja mais
Metas da política de resíduos sólidos podem ser adiadas

Menos de 10% das prefeituras entregaram planos de gestão do lixo; prefeitos reclamam de falta de recursos e de pr...

Veja mais
Indústria da reciclagem de garrafas plásticas dá novo destino ao PET em SC

As maiores empresas do Estado precisam comprar material de outras partes do país, porque a reciclagem local n&ati...

Veja mais
O verde está na moda: tecidos reciclados conquistam estilistas

Tecidos reciclados, feitos com retalhos e garrafas PET, conquistam o estilista Alexandre Herchcovitch e a fabricante de ...

Veja mais