Unilever Brasil comemora sua década mais sustentável

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Histórico de sucesso da operação brasileira tem permitido à companhia ampliar interferência na sociedade



Cerca de uma década depois de ter intensificado no Brasil suas ações de sustentabilidade, a operação brasileira da Unilever é vista hoje nessa área como referência mundial dentro da gigante multinacional de bens de consumo. Essa evolução conferiu também à companhia força suficiente para interferir em seu entorno em benefício de uma sociedade que se torne mais e mais sustentável. Seja por meio da qualificação de fornecedores ou da possibilidade de incentivar que o governo faça escolhas sustentáveis em suas compras (em vez de focar suas escolhas somenteempreço), a Unilever não para de ampliar a lista de novas metas a serem alcançadas nessa seara.

 “Nós atuamos nas mais diversas frentes e, com o tempo, vamos nos aprimorando e ampliando nossas açõesemcada umadelas”, diz Juliana Nunes, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade. “Mas desde a década de 1990 relacionamos os temas de saúde, segurança e meio ambiente às atividades da empresa e à sustentabilidade”.

Como consequência desse histórico, em 2010, a Unilever promoveu uma mudança definitiva no seu modelo de negócios. Com o anúncio do Plano Global de Sustentabilidade, a companhia estabeleceu como principal objetivo para 2020 dobrar o tamanho das vendas, ao mesmo tempoemque reduz o impacto ambiental. Entre as metas estabelecidas estão: alcançar o nível de suprimento de100% sustentável dematériasprimas agrícolas; reduzir pelametade da pegada ambiental de fabricação e utilização de seus produtos e ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar. Chegar a esses objetivos, contudo, envolveu superar vários outros desafios anteriores e, a partir deles, construir essas novas metas. “Nós crescemos e nos tornamosreferência. São poucas operações da Unilever em outros países que têm um relatório de sustentabilidade local como o que fazemos no Brasil”, diz Juliana.

Um exemplo é o esforço para desenvolver  parcerias com fornecedores para garantir a sustentabilidade na cadeia, como a reutilização de insumos emateriais sustentáveis para embalagens. Essa ação teve início na década de 1990. Atualmente, 100% da soja usada como matéria-prima em produtos da Unilever é produzida de forma sustentável. Além disso, 100% do óleo de palma comprado no país é adquirido de fonte sustentável certificada, e 100% do papel e papelão utilizados em nossas embalagens provêm de florestas manejadas de forma sustentável e certificadas pelos selos FSC ou PEFC.

Outra iniciativa que cresceu em poucos anos foi a parceria com a ong Integrare. Em 2007, a companhia iniciou um programa para garantir a participação de microempresas nos processos de concorrência, por meio da ong, que capacita e articula negócios entre grandes empresas e fornecedores pertencentes a minorias socioeconômicas. No ano de 2011, o valor de negócios entre a Unilever e as empresas fornecedoras credenciadas no Integrare foi de R$ 4,86 milhões, 14% acima da meta estabelecida para o ano. O valor representa mais que o dobro do que foi comercializado em 2009 (R$ 2,04 milhões).

Ao longo desses anos, a Unilever investiu R$ 30 milhões na tecnologia dos detergentes líquidos concentrados e, como resultado, é hoje líder da categoria de líquidos no mercado brasileiro.AUnilever está completando 83 anos de atuação no Brasil. Seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios no país.

Com mais de 13 mil funcionários, a Unilever Brasil encerrou o ano de 2011comfaturamentobruto de R$ 12,1 bilhões — o que a mantém como a segunda maior operação da companhia no mundo — atrás somente dos Estados Unidos. Além disso, é a segunda maior anunciante do país (atrás apenas da Casas Bahia), com investimentos de R$ 2,6 bilhões em propaganda, também em 2011.


Veículo: Brasil Econômico


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