Coca-Cola fará cadeiras a partir de garrafas pets para estádio do Maracanã

Leia em 2min 40s

Parceria com Giroflex-Forma permitirá utilização de material reciclado


A Coca-Cola Brasil, a Giroflex- Forma, o Governo do Rio e o Consórcio Maracanã Rio 2014 anunciaram ontem, em cerimônia no Maracanã, parceria para a fabricação de 6773 assentos premium — próximos ao gramado — com revestimento de garrafas pet para o estádio, palco da final da Copa de 2014. Para que fosse possível utilizar o material reciclado nas cadeiras e atender às normas da Fifa, a Giroflex investiu R$ 3 milhões. “O casamento não foi fácil do ponto de vista técnico, pois precisávamos dar as garantias que a Fifa exige de conforto, durabilidade, combustão, entre outros”, disse Ícaro Moreno, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop). Os novos assentos são mais resistentes que os tradicionais.

Já a Coca-Cola lançará, no próximo dia 15, campanha —estrelada pelo apresentador Luciano Huck, pela jogadora Marta e pelo líder do movimento dos catadores de materiais recicláveis, Tião Santos—para arrecadar as garrafas que serão utilizadas na fabricação. Serão espalhados coletores especiais pela cidade. “Esta é uma iniciativa inovadora e inédita para o esporte do mundial”, afirmou Victor Bicca Neto, diretor de assuntos governamentais, comunicação e sustentabilidade da Coca-Cola para a Copa do Mundo .

Segundo Linaldo Vilar, diretor de novos negócios da Giroflex, serão necessárias 100 garrafas de 600 ml para a confecção do tecido do estofamento de cada assento, que será 15% mais caro do que o tradicional. A companhia, em parceria com a alemã Eheim, já fabricou os assentos da Alianz Arena, em Munique, do Parque Aquático de Londres e do Legia Stadium, Varsóvia, mas os do Maracanã serão os primeiros com o material reciclado. “Os novos assentos casam com as nossas iniciativas de inovação e sustentabilidade. Serão as primeiras cadeiras com revestimento de garrafas pet e tenho certeza que elas logo serão referência mundial”, apostou Vilar. “Já faz parte dos nossos planos levar estas cadeiras para outras arenas brasileiras”, completou Bicca Neto.

O Maracanã terá certificado LEED com redução do consumo de água em 30% e de energia elétrica em 8%. “Os assentos fabricados com material reciclado vêm de encontro com a visão sustentável que pauta as obras do estádio”, ressaltou Marcia Lins, secretária estadual de Esportes e Lazer do Rio. “Esta é uma iniciativa para mostrar que é possível engajar a população”, completou Bicca Neto.

Andamento das obras

O Governo do Rio garante que as obras do Maracanã estão dentro do cronograma e que o estádio será entregue à Fifa em fevereiro de 2013. Entretanto, haverá intervensões após esta data para a conclusão da área “intramuro”, região entre a estádio e a rua. “O que será feito depois são as estruturas provisórias, previstas no cronograma da Fifa”, disse Marcia Lins, secretária estadual de Esporte e Lazer. As obras adicionais custarão cerca de R$ 20 milhões.

“Esperamos concluir essa área até o final de março”, garantiu Ícaro Moreno, presidente da Emop. A próxima etapa das obras é a colocação da estrutura metálica que sustentará a cobertura do estadio. Só depois a cobertura poderá ser içada. “Esta é uma tecnologia que não dominamos. Os cabos vêm da Espanha e da Suíça. Estamos terminando o acabamento grosso e começando o fino”, finalizou.


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Doação a projeto de reciclagem pode ter incentivo

Projeto de lei em tramitação no Congresso prevê dedução de 4% a 6% do Imposto de Renda...

Veja mais
Cidade de plástico ocupa espaço na cultura brasileira

Materiais híbridos de polímeros e fibras, de uso comum no dia a dia, têm grande apelo sustentá...

Veja mais
Grupo Bimbo finaliza a conversão mais importante a energias renováveis da indústria global de alimentos

Construído no Estado de Oaxaca, Piedra Larga atende uma das metas mais ambiciosas da empresa, ao reduzir signific...

Veja mais
Operadora de celular lança programa para incentivar descarte correto do lixo eletrônico

País descarta 2,2 mil toneladas de celulares por ano, de acordo com relatórioPara incentivar o descarte co...

Veja mais
Seminário apresentará resultados iniciais do estudo sobre logística reversa de resíduos de medicamentos

      A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com a A...

Veja mais
Sustentabilidade: a vez do consumo consciente

Matérias-primas sustentáveis são utilizadas em produtos de marketing promocional Pesquisa do Insti...

Veja mais
Celesc incentiva troca de eletrodomésticos para economizar energia

Venda de geladeiras e condicionadores de ar com 50% de desconto começa nesta quarta-feira em todo o Estado de San...

Veja mais
Reciclagem de latas tem índice recorde no país

O Brasil atingiu um índice recorde de reciclagem de latas de alumínio em 2011, com a alta demanda do merca...

Veja mais
Índice de reciclagem de latas

98,3% foi o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil em 2011, o maior da hist&oacu...

Veja mais