Reciclagem de latas tem índice recorde no país

Leia em 2min 30s

O Brasil atingiu um índice recorde de reciclagem de latas de alumínio em 2011, com a alta demanda do mercado local por esse tipo de embalagens. De cada 1000 unidades consumidas no ano, 983 haviam sido recicladas, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (Abal). O índice brasileiro, de 98,3%, é o maior do mundo. Em 2010, o país havia alcançado percentual de 97,6%.

Tecnicamente, pode-se dizer que o Brasil tem um índice de 100%, segundo Renault de Freitas Castro, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas). Quando excluídas as latas que são usadas para outros fins, como o artesanato e fundições caseiras, o país consegue reciclar todo o montante consumido. O nível atual deve seguir estável, mas é possível que flutue levemente para cima ou para baixo, o que vai depender do movimento da indústria que utiliza as latas.

No ano passado, foram recicladas 18,4 bilhões de latas de alumínio no país, o que corresponde a 50,4 milhões ao dia. Depois do Brasil, estão o Japão, com um índice de 92,6%, e a Argentina, com 91,1%. Em seguida, aparecem no ranking global de reciclagem de latas a Europa, com uma média de 66,7%, e os Estados Unidos (65,1%), segundo dados de associações locais, compilados pela Abal.

A razão da liderança brasileira é uma combinação de demanda constante por latas no mercado local - que incentiva os catadores a manter sua atividade - e a tradição brasileira. Há 20 anos o país já tinha programas de recompensas para quem coletasse as latas. "No início, o sistema premiava aqueles que coletavam latas, dando televisões, impressoras e outras recompensas. Depois isso deixou de ser necessário, pois os preços e a demanda já incentivavam as coletas," diz Carlos Roberto de Morais, da Comissão de Reciclagem da Abal.

Hoje, os catadores são responsáveis por cerca de 85% da coleta que vai para reciclagem e veem a procura constante por sucata de lata como um incentivo para sua atividade. A indústria de embalagens para bebidas, por exemplo, grande compradora da sucata, ampliou sua capacidade produtiva em 9,5% em 2012, para 23 bilhões de unidades ao ano. Atualmente, as latas de alumínio embalam 38,4% da cerveja vendida no país.

O resultado financeiro da reciclagem é uma injeção da ordem de R$ 645 milhões na economia ao ano - o que corresponde a 1,2 milhão de salários mínimos - de acordo com a Abal, que cita o número de 2011. Além da injeção direta de recursos, a atividade gera economia de energia de 3.780 GWh ao ano, pouco menos de 1% do total consumido no país. Este número é resultado de uma etapa a menos na produção, uma vez que o processamento da sucata de lata elimina a etapa de transformação da bauxita em alumina, processo que tem alto custo energético.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Índice de reciclagem de latas

98,3% foi o índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil em 2011, o maior da hist&oacu...

Veja mais
Acordo setorial de logística reversa será discutido

Apenas eletrônicos e lâmpadas não definiram atribuições dentro da cadeia de reciclagem;...

Veja mais
Após reduzir uso de água, Levi's usa plástico no jeans

A maioria das empresas de confecções se empenha arduamente em dotar suas roupas de sofisticaç&atild...

Veja mais
Reciclagem ainda é um desafio no país

A reciclagem do cobre ainda é um desafio no Brasil. Mais de 40% do metal produzido na Europa já provem da ...

Veja mais
Com usina em Sorocaba, País fechará elo da reciclagem de eletrônicos

Atualmente, o processamento dos metais é feito no exterior; Brasil produz anualmente quase 100 mil toneladas de l...

Veja mais
Minas pode ter nova lei para sacola plástica

As sacolas plásticas, que foram banidas do comércio varejista de Belo Horizonte desde abril do ano passado...

Veja mais
Evento debate pagamento por serviços ambientais

  Deputado Federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) relator do projeto de lei que trata do pagamento por...

Veja mais
Empresa lança filtros de café que podem ser reutilizados

A Café Utam acaba de colocar mais uma novidade no mercado. Dando sequência ao projeto de lançamento ...

Veja mais
Consumidor perde na guerra das sacolinhas

Pesquisa mostra que clientes acreditam que não tiveram benefício algum com a retirada das embalagens do va...

Veja mais