Expectativa é que se recolham 20 toneladas de lixo eletrônico
Até o próximo dia 16, algumas estações de metrô de três capitais brasileiras participarão da 2º Campanha de Coleta Seletiva de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos pós-uso, realizada pela Philips do Brasil, que contará com dez postos de arrecadação em todo o país, dentre eles, quatro em Belo Horizonte. A ação conta também com parcerias como o Ministério do Meio Ambiente, os metrôs, Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e das empresas Essencis, Apliquim, Mega Reciclagem, Oxil e Descarte Certo.
As cidades contempladas com o programa foram Belo Horizonte (estações Central, Lagoinha, Vilarinho e Eldorado) Brasília (estações Central e Águas Claras) e Rio de Janeiro (estações Central, Carioca, General Osório e Pavuna). A expectativa é que 20 toneladas de equipamentos fora de uso sejam recolhidos, o dobro do ano passado, quando o volume de aparelhos foi por volta de 10 toneladas.
"O principal objetivo desta iniciativa é a conscientização da população em relação à logística reversa do descarte adequado, a diminuição do impacto negativo do homem no meio ambiente e a conseqüente preservação do mesmo", destaca o diretor de sustentabilidade da Philips do Brasil, Márcio Quintino.
Segundo ele, a campanha não tem data certa para acontecer, nem obrigação de ser executada todos os anos, mas os resultados positivos da primeira edição fizeram com que o grupo apostasse em um novo período de coleta de eletroeletrônicos. "Estamos dispostos a repetir a ação, se possível, em outras praças. O mais importante é que o programa está aliado à uma série de medidas adotadas dentro da empresa pelo bem estar e saúde do funcionário, além das ações estruturais de sustentabilidade, preocupação inerente da Philips".
As estações de metrô foram escolhidas como pontos de coleta em função da grande circulação de pessoas e da facilidade de acesso, o que potencializa a atividade. "As centrais de manufatura reversa irão reaproveitar os materiais que possam retornar ao processo produtivo e, assim, reduzir a necessidade de extração de materiais da natureza", explica Quintino.
Para participar do projeto, os interessados podem levar os equipamentos para o descarte até as estações de metrô cadastradas na campanha, lembrando que itens de outras marcas também serão recolhidos.
De acordo com o diretor de sustentabilidade da empresa, a Philips do Brasil foi pioneira, em 2010, na iniciativa para a reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos produzidos pela empresa e lançou o Ciclo Sustentável Philips. Durante todo o ano a empresa mantém 40 pontos de coleta regular, espalhados pelo Brasil, responsáveis pelo recebimento dos equipamentos fora de uso.
"Adotamos o programa antes mesmo da política nacional de resíduos sólidos ser implementada no país. Isso reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente", finaliza Quintino.
Veículo: Diário do Comércio - MG