Philips faz coleta de aparelhos eletrônicos

Leia em 2min 20s

Expectativa é que se recolham 20 toneladas de lixo eletrônico



Até o próximo dia 16, algumas estações de metrô de três capitais brasileiras participarão da 2º Campanha de Coleta Seletiva de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos pós-uso, realizada pela Philips do Brasil, que contará com dez postos de arrecadação em todo o país, dentre eles, quatro em Belo Horizonte. A ação conta também com parcerias como o Ministério do Meio Ambiente, os metrôs, Secretaria do Meio Ambiente do Rio de Janeiro e das empresas Essencis, Apliquim, Mega Reciclagem, Oxil e Descarte Certo.

As cidades contempladas com o programa foram Belo Horizonte (estações Central, Lagoinha, Vilarinho e Eldorado) Brasília (estações Central e Águas Claras) e Rio de Janeiro (estações Central, Carioca, General Osório e Pavuna). A expectativa é que 20 toneladas de equipamentos fora de uso sejam recolhidos, o dobro do ano passado, quando o volume de aparelhos foi por volta de 10 toneladas.

"O principal objetivo desta iniciativa é a conscientização da população em relação à logística reversa do descarte adequado, a diminuição do impacto negativo do homem no meio ambiente e a conseqüente preservação do mesmo", destaca o diretor de sustentabilidade da Philips do Brasil, Márcio Quintino.

Segundo ele, a campanha não tem data certa para acontecer, nem obrigação de ser executada todos os anos, mas os resultados positivos da primeira edição fizeram com que o grupo apostasse em um novo período de coleta de eletroeletrônicos. "Estamos dispostos a repetir a ação, se possível, em outras praças. O mais importante é que o programa está aliado à uma série de medidas adotadas dentro da empresa pelo bem estar e saúde do funcionário, além das ações estruturais de sustentabilidade, preocupação inerente da Philips".

As estações de metrô foram escolhidas como pontos de coleta em função da grande circulação de pessoas e da facilidade de acesso, o que potencializa a atividade. "As centrais de manufatura reversa irão reaproveitar os materiais que possam retornar ao processo produtivo e, assim, reduzir a necessidade de extração de materiais da natureza", explica Quintino.

Para participar do projeto, os interessados podem levar os equipamentos para o descarte até as estações de metrô cadastradas na campanha, lembrando que itens de outras marcas também serão recolhidos.

De acordo com o diretor de sustentabilidade da empresa, a Philips do Brasil foi pioneira, em 2010, na iniciativa para a reciclagem de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos produzidos pela empresa e lançou o Ciclo Sustentável Philips. Durante todo o ano a empresa mantém 40 pontos de coleta regular, espalhados pelo Brasil, responsáveis pelo recebimento dos equipamentos fora de uso.

"Adotamos o programa antes mesmo da política nacional de resíduos sólidos ser implementada no país. Isso reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com o meio ambiente", finaliza Quintino.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Descarte Certo e Oi se unem para reciclagem

A Oi e a Descarte Certo, empresa do grupo Ambipar, fecharam uma parceria para a construção de cinco f&aacu...

Veja mais
Oi financiará fábrica de reciclagem de eletroeletrônicos em Pernambuco

Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Amazonas e Goiás também serão contemplados com unidades fabris. ...

Veja mais
Indústria defende redução de impostos para reciclagem de embalagens de agrotóxico

A pressão do consumidor seria insuficiente para estimular mudanças no processo produtivoQuase 40% do custo...

Veja mais
"Bolsa verde" do Rio estreia com o foco em reserva legal

Será lançada hoje a primeira "bolsa verde" para comercialização de ativos ambientais no merc...

Veja mais
Agência de Cooperação Internacional GIZ abre processo seletivo para instituições de ensino profissionalizante

Entidade de ensino irá treinar trabalhadores do setor de refrigeração. A ação integra...

Veja mais
Ações sustentáveis nas pequenas empresas

Consultoria constata aumento do número de PMES interessadas em melhorar suas práticas ambientais A implem...

Veja mais
Governo contraria regra e aprova agrotóxico mais nocivo à saúde

Anvisa passou a aprovar registros de produtos mais tóxicos do que equivalentes já no mercadoAgência ...

Veja mais
Expocatadores 2012 começa nesta quarta-feira, em São Paulo

A Expocatadores 2012 começa hoje (28) no pavilhão amarelo da ExpoCenter Norte em São Paulo. O event...

Veja mais
Coleta de embalagem de agroquímicos tem alta de 9%

Os produtores vão devolver 37 mil toneladas de embalagens utilizadas com agroquímicos neste ano, 9% mais d...

Veja mais