Empresas investem no executivo da sustentabilidade

Leia em 2min 10s

Meio ambiente, sustentabilidade e preservação são três conceitos que a cada dia estão mais presentes na sociedade. Não é diferente no meio empresarial que, há algum tempo, vem criando ferramentas e mecanismos focados na preservação do meio ambiente, sobretudo em fazer das atividades humanas mais sustentáveis, visando utilizar os recursos naturais de maneira inteligente, não comprometendo o futuro das próximas gerações.

Dentro desse contexto que o setor corporativo tem investido nos chamados executivos de sustentabilidade, profissionais que aplicam o conceito de "ser sustentável" dentro das organizações empresariais. Segundo a coordenadora da área de meio ambiente do Ietec, Ruthe Pires, a procura por esse tipo de profissional vem aumentando gradativamente em diversas empresas. "O interesse começou tímido, mas uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade (Abraps) detectou uma expectativa de ampliação das equipes de sustentabilidade em uma em cada quatro empresas (26%) consultadas em 2012", comenta.

Essa área tem despertado a atenção de jovens estudantes e executivos, justamente pelas múltiplas oportunidades no mercado de trabalho aliadas aos diversos benefícios, como os salários elevados. Também de acordo com pesquisas da Abraps, os salários dessa área tendem a aumentar bastante, podendo chegar a R$ 25 mil. André Pereira, estudante de pós-graduação do curso de Meio Ambiente do Ietec, pontua que atuar nesse segmento atualmente, é vantajoso e satisfatório. "Trabalhar com meio ambiente e sustentabilidade faz você unir o útil ao agradável, pois ao mesmo tempo em que se trabalha bastante podemos sempre ter como foco a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, o que traz muita satisfação. Atualmente, as condições de trabalho e a remuneração da área também motivam bastante, pois são bem atrativas", afirma.

A área de atuação do executivo sustentável dentro das empresas é diversificada, podendo ir desde orientações até investimentos sociais, políticas de gestão interna e gestão ambiental. Dessa maneira, na visão de Ruthe Pires, é desejável possuir características específicas para ser um profissional eficiente. "Ele deve ter um perfil bem determinado, buscar sempre compreender o negócio, ter paciência com situações de pressão, muita coragem para propor mudanças em estruturas empresariais bastante consolidadas e, como em toda profissão, ter capacidade de se comunicar bem e lidar com problemas", comenta.

Como qualquer campo em ascensão ainda existe desafios dentro das empresas a serem enfrentados pelo executivo de sustentabilidade. Muitas vezes esses profissionais, por serem considerados "idealistas", não conseguem participar ativamente das decisões estratégicas e integrar as variáveis socioambientais nas ações coorporativas, sendo submetidos a ideias conservadoras de gestão empresarial.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Supermercados já podem vender sacolinhas de plástico

As sacolinhas de plástico já podem voltar a ser vendidas nos supermercados de Belo Horizonte, que continua...

Veja mais
Na volta às aulas, material sustentável

Grandes marcas investem em novas linhas escolares de artigos verdes de papelaria e acessóriosNesses último...

Veja mais
Calçado feito de um jeito mais sustentável

Resina da Braskem acaba com a cura na colagem das solas e elimina a emissão de ozônio A Braskem, lí...

Veja mais
Supermercados de Belo Horizonte podem comercializar sacolas biodegradáveis

Decisão foi deferida no dia 14 de janeiro pelo Tribunal de Justiça da capital mineiraA partir da pró...

Veja mais
Condor de Londrina realiza ação contra a Dengue

Com o objetivo de levar maior conhecimento sobre o combate ao mosquito da Dengue, a Autarquia Municipal de Saúde ...

Veja mais
Embalagens descartáveis

A Prefeitura de Concord, no Estado americano de Massachusetts, quer reduzir o uso de embalagens descartáveis entr...

Veja mais
Agricultores receberão caixas plásticas

Caixas plásticas são mais higiênicas já que podem ser lavadas, e mais econômicas, pois ...

Veja mais
Reciclagem de garrafas de vidro ganha espaço

Desde 2010, Glass is Good já encaminhou para reciclagem 1,3 mil toneladas de vidro O Projeto Glass is Good, empr...

Veja mais
Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprova exigência de logística reversa para veículos

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que inclui os veículos a...

Veja mais