Bons negócios com a reciclagem de guimbas

Leia em 2min 40s

Além das pontas de cigarro, empresa dos EUA planeja reaproveitar chiclete no Brasil



Sentado em seu escritório em Trenton, localizadoemNova Jersey (EUA), Tom Szaky é o jovem bem sucedido de uma empresa que lançou o primeiro programa de reciclagem de pontas de cigarro e que pretende trazer ao Brasil um inovador projeto de reaproveitamento de gomas de mascar.

Lançado em maio do ano passado no Canadá e levado, em seguida, para os Estados Unidos e Espanha, o programa de reciclagem de pontas de cigarro de sua empresa, TerraCycle, garante a coleta do material descartado com a ajuda de voluntários e sua transformação em plástico, que depois é utilizado em novos produtos, como cinzeiros.

O princípio é o mesmo independentemente do país: os voluntários (que podem ser pessoas, empresas, organizações de defesa do meio ambiente) coletam as pontas e as enviam à sede nacional da TerraCycle, que paga pelo custo do pacote.

Para a fabricação dos produtos, as cinzas são esterilizadas e dissecadas, misturando o papel, o tabaco e o acetato de celulose — um material plástico utilizado no filtro. O programa é pago pela indústria do tabaco, explica Tom Szaky. Segundo ele, as empresas do setor ficam satisfeitas em demonstrar uma boa ação perante a opinião pública e os voluntários recebem pontos que podem usar para financiar projetos em escolas ou associações de caridade.

A reciclagem de pontas de cigarro não é a primeira operação lançada pelo TerraCycle, uma empresa que há dez anos se especializou em reciclagem e na “trans-reciclagem” (transformação de um produto reciclado em algo novo e de valor superior) de sessenta tipos diferentes de resíduos.

Entre eles estão embalagens de sucos de fruta, garrafas plásticas, canetas, copos de café, papéis de bombons e escovas de dentes.

O sucesso da empresa tem superado as expectativas do jovem executivo. “Recuperamos muito rápido mais de um milhão de cigarros. Organizações formidáveis têm garantido a coleta e a indústria do tabaco mostrou tanto entusiasmo que lançou o programa nos Estados Unidos e na Europa”, comemorou Szaky. “Nos próximos quatro meses será lançado na França, Alemanha, Suíça, Áustria, Noruega, Dinamarca, Suécia, Finlândia e talvez no México”, completa o jovem de 30 anos, nascido na Hungria e criado no Canadá.

Segundo Szaky, os cigarros são a principal fonte de resíduos do mundo e respondem por 37% de tudo o que as pessoas jogam fora. E como este jovem empresário adora desafios, encontrar uma solução para reciclá-los era um de seus três objetivos para 2012, junto com as gomas de mascar e as fraldas usadas.

O programa de coleta de gomas de mascar será lançado no Brasil e o de fraldas usadas, nos Estados Unidos, explica. Tom Szaky, cuja empresa emprega centenas de pessoas no mundo, disse que quer chegar em 2013 a novos países da América Latina e do Leste Europeu. “Quero resolver todos os problemas de resíduos que existem, começando pelos produtos que se pensa que não podem ser reciclados”, afirma.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Marfrig é premiada em gestão ambiental

Considerado o mais completo estudo global do impacto das atividades produtivas sobre as florestas tropicais, o Relat&oac...

Veja mais
Tetra Pak reciclou mais de 65 mil toneladas de embalagens em 2012

      A Tetra Pak reciclou mais de 65 mil toneladas de embalagens em 2012. O volume repres...

Veja mais
Mais de 200 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos foram recolhidas do campo nos últimos dez anos

A prática, conhecida como logística reversa, se tornou obrigatória para o setor em 2002Brasí...

Veja mais
Resíduos de medicamentos geram negócios

Definido como prioritário para a implementação da Política Nacional de Resíduos S&oac...

Veja mais
Cresce 18% o descarte correto

Governo faz campanha para que embalagens dos produtos tenham destino certo .As campanhas de conscientizaçã...

Veja mais
Um ano depois, consumidor abandona sacola reutilizável

Um ano após entrar em vigor o acordo que acabava com a distribuição de sacolinhas plásticas ...

Veja mais
A vez do lixo orgânico

Faz tempo que o papel, as latas de alumínio e as garrafas PET entraram na mira dos recicladores. Agora chegou a v...

Veja mais
Lopes Supermercados troca frota de caminhões por veículos que emitem menos gases poluentes

        Atualmente, poucos temas dentro das empresas são tão...

Veja mais
Empresas investem no executivo da sustentabilidade

Meio ambiente, sustentabilidade e preservação são três conceitos que a cada dia estão ...

Veja mais