Cresce 18% o descarte correto

Leia em 3min

Governo faz campanha para que embalagens dos produtos tenham destino certo .


As campanhas de conscientização, junto com a fiscalização acirrada, têm contribuído para que o volume de embalagens vazias de agrotóxicos descartadas de forma correta em Minas Gerais continue crescendo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), em 2012 o descarte correto aumentou 18,4%, frente a 2011.

De acordo com o coordenador da área de agrotóxicos e afins do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rodrigo Carvalho Fernandes, o índice de descarte correto em Minas Gerais vem crescendo a cada ano. "O IMA, em conjunto com os parceiros, realiza ao longo do ano vários eventos voltados para a conscientização e educação dos produtores em relação à aquisição dos agrotóxicos, modo correto de utilizar e o descarte adequado. Também desenvolvemos ações voltadas para as indústrias e comerciantes", diz.

Reutilização - De acordo com os dados do Inpev, Minas Gerais recolheu durante o ano de 2012 um total de 3,235 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos que poderiam causar impactos negativos no meio ambiente. Comparado com o mesmo período de 2011, o descarte correto teve um aumento de 18,4%.

Com o resultado, o Estado manteve-se como o sexto do país em relação à destinação final adequada, sendo diretamente proporcional ao consumo, em que também ocupa o sexto lugar.

O acompanhamento em Minas é feito pelo IMA, que fiscaliza o comércio, o transporte, os prestadores de serviços de aplicação, o armazenamento e o uso de agrotóxicos na agricultura. Desde 2002, o instituto realiza o recolhimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em parceria com o Inpev. A atividade é obrigatória e está prevista em lei desde o ano 2000.

Para manter o controle, o IMA, ao longo de 2012, realizou 4,077 mil fiscalizações em estabelecimentos comerciais, 368 em prestadores de serviço de aplicação de agrotóxicos e afins e 5,589 mil do uso de agrotóxicos em propriedades rurais, totalizando 10,034 mil ações de fiscalização.

"Os números consolidam Minas Gerais como referência nacional na área, sendo também o Estado que mais desempenhou ações de educação sanitária no contexto de agrotóxicos, atingindo um público de 19 mil pessoas", disse Fernandes.

Segundo ele, a expectativa para este ano é ampliar ainda mais o volume de embalagens de agrotóxicos descartadas de forma adequada.

"Vamos manter as fiscalizações e os trabalhos de conscientização ao longo de 2013, ações que são fundamentais para estimular o descarte correto e diminuir os impactos ambientais ocasionados pelo acúmulo de defensivos agrícolas no solo e no ambiente", disse.

De acordo com informações do Inpev, estão instalados no Estado 54 postos e 11 centrais de recolhimento, totalizando 65 unidades onde os produtores podem entregar as embalagens. Após adquirir os defensivos o produtor deve descartar as embalagens dentro de um ano, quando o produto for totalmente utilizado, ou dentro do prazo de validade, quando ainda restar defensivo.

Recolhimento - As unidades apropriadas estão localizadas nas principais regiões produtoras. Mesmo com o incremento significativo no índice de recolhimento, o projeto para o Estado prevê a ampliação de alguns postos e a abertura de novos. Para este ano está previsto o início das obras de expansão da unidade de Frutal, no Triângulo Mineiro. O objetivo é ampliar e renovar a unidade, que foi instalada no município há 10 anos.

A previsão é de que em quatro anos sejam instalados mais dez postos de recolhimento em Minas Gerais. O investimento estimado gira em torno de R$ 500 mil, que será liberado pelas associações de revendedores de agrotóxicos.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Um ano depois, consumidor abandona sacola reutilizável

Um ano após entrar em vigor o acordo que acabava com a distribuição de sacolinhas plásticas ...

Veja mais
A vez do lixo orgânico

Faz tempo que o papel, as latas de alumínio e as garrafas PET entraram na mira dos recicladores. Agora chegou a v...

Veja mais
Lopes Supermercados troca frota de caminhões por veículos que emitem menos gases poluentes

        Atualmente, poucos temas dentro das empresas são tão...

Veja mais
Empresas investem no executivo da sustentabilidade

Meio ambiente, sustentabilidade e preservação são três conceitos que a cada dia estão ...

Veja mais
Supermercados já podem vender sacolinhas de plástico

As sacolinhas de plástico já podem voltar a ser vendidas nos supermercados de Belo Horizonte, que continua...

Veja mais
Na volta às aulas, material sustentável

Grandes marcas investem em novas linhas escolares de artigos verdes de papelaria e acessóriosNesses último...

Veja mais
Calçado feito de um jeito mais sustentável

Resina da Braskem acaba com a cura na colagem das solas e elimina a emissão de ozônio A Braskem, lí...

Veja mais
Supermercados de Belo Horizonte podem comercializar sacolas biodegradáveis

Decisão foi deferida no dia 14 de janeiro pelo Tribunal de Justiça da capital mineiraA partir da pró...

Veja mais
Condor de Londrina realiza ação contra a Dengue

Com o objetivo de levar maior conhecimento sobre o combate ao mosquito da Dengue, a Autarquia Municipal de Saúde ...

Veja mais