Segundo a Fiesp, 65% das empresas de médio e grande porte reutilizam recurso natural
Cada vez mais empresas investem em iniciativas para melho- rar o aproveitamento da água e reduzir o consumo. O trabalho mais relevante vem do setor in- dustrial. De acordo com dados da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), mais de 70% das grandes e médias empresas já adotaram metas de redução de consumo e 65% delas implan- taram práticas de reutilização.
Em 2011, a Vale aproveitou 70% da água utilizada em suas operações no mundo. Com isso, deixou de captar 953 bilhões de litros de fontes naturais, o equiva- lente ao consumo e meio anual da cidade do Rio de Janeiro. No mesmo ano, a mineradora inves- tiu cerca de US$ 90 milhões na gestão de recursos hídricos. “Os principais processos que utilizam água na mineração são a lavra e o beneficiamento, além de umectação de vias, lavagens de caminhões e máquinas e o abastecimento humano dentro das unidades industriais”, expli- ca a gerente de recursos hídri- cos da Vale, Bernadette Backx.
Outra grande empresa que in- veste pesado é a Petrobras. Uma tecnologia inédita no mun- do está sendo utilizada para lim- peza das tubulações das Unida- des de Destilação Atmosférica (UDAs) da obra da Refinaria Abreu e Lima , que reduz em até 90% o consumo de água. No ca- so da fabricante de pneus Pirel- li, comparando os índices de medição interna de 2012 em re- lação a 2006, houve uma econo- mia de 11,6% no consumo de água das fábricas no Brasil.
Há três anos, o grupo Anheu- ser Busch InBev (do qual a Am- bev faz parte) divulgou suas me- tas ambientais para 2012, de con- sumir 3,5 litros de água para ca- da litro de cerveja produzido. Al- gumas fábricas no Brasil chega- ram a ultrapassar essas metas. A empresa criou em 2010 o Movi- mento CYAN, em parceria com o Banco CYAN, que recebe ca- dastros de pessoas que regis- tram seu imóvel e passam a ter acesso à média de consumo de água de sua residência. Se a fa- mília reduzir o consumo de água, ganha pontos que valem descontos em compras pela in- ternet em sites parceiros. Desde que foi lançado, o programa ge- rou economia de mais de 200 milhões de litros de água. Na Heineken Brasil,a meta pra 2013 é de uso de 4,5 litros de água pa- ra cada litro de cerveja. Em 2012, o total de água usada foi de 4,92 litros. O trabalho é parte do programa “Brewing a Better Future”, plataforma global de sustentabilidade da Heineken que já está em vigor nas oito cervejarias do Brasil.
Veículo: Brasil Econômico