O 'Programa RC - reciclagem de cartão', iniciativa da RS de Paula, empresa fabricante de cartões, acaba de ampliar seus pontos de coleta pela capital de São Paulo.
Além das estações Sé e Conceição, Paraíso e Consolação do Metrô, as coletoras também estão no hall do Conjunto Nacional e nas sedes da Seguros Unimed, Central Nacional Unimed e Metrus (Instituto de Seguridade Social dos Metroviários). A novidade é que a partir de agora o Continental Shopping acaba de instalar a coletora. O Continental é o primeiro shopping a aderir o programa. A expectativa é aumentar o recolhimento de resíduos. Até o momento, o Programa RC já recolheu mais de uma tonelada de material, representando cerca de 200 mil cartões que provavelmente seriam descartados em lixo comum. O programa nasceu no ano passado e tem por objetivo dar o descarte correto e seguro dos cartões de PVC, tais como de bancos, seguro-saúde, cartões-presente, cartões telefônicos, e assim por diante que perdem a validade ou se danificam e que desde então não tinham um descarte específico. Tudo começa na estação coletora. O consumidor deposita seu cartão na coletora, gira uma manivela e corta os cartões em pontos estratégicos inutilizando, inclusive, chips e as tarjas magnéticas de forma segura. Todo material recolhido é triturado para garantir a perda total das informações.
"Com este material é possível criar diversos produtos como porta-copos, capa de cadernos e agendas, jogos americanos, quadros, tampo de mesa, enfim uma infinidade de objetos decorativos e funcionais. Isto significa que hoje é perfeitamente viável reciclar 100% dos cartões", revela o idealizador do programa, o empresário Renato Soares de Paula.
Veículo: DCI