Certificação estimula a produtividade das empresas através da gestão responsável
Um varejo mais integrado na busca de crescimento econômico e desenvolvimento responsável com o meio ambiente e com a comunidade. Com base nesses alicerces, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-Porto Alegre) está lançando a segunda edição da certificação Loja Sustentável, projeto com a proposta de reconhecer a adoção de melhores práticas e processos que envolvam a preservação ambiental. No ano passado, 11 empresas conquistaram a certificação, e a ideia é ampliar a gama de empreendimentos inscritos e reconhecidos neste ano.
A coordenadora do projeto, Nilva Bellenzier, afirma que cada vez mais há necessidade de estimular a produtividade através de uma gestão responsável e que promova educação e sensibilização para manter o meio ambiente saudável para as gerações futuras. No contexto da iniciativa idealizada pela CDL-Porto Alegre, diversas são as ações passíveis de certificação. Durante a participação no Loja Sustentável, inclusive, as empresas têm acesso a uma consultoria especializada em sustentabilidade, que auxilia na elaboração dos projetos que buscam pelo certificado. “É uma espécie de micro consultoria, onde um engenheiro apto vai ajudar as lojas a implementar suas ações”, explica Nilva.
Aproveitamento de energia solar, separação do lixo e reaproveitamento de água da chuva são apenas algumas das formas exemplificadas pela coordenadora para que os lojistas se envolvam na proposta sustentável. Entre os benefícios de se engajar na causa não está apenas o ganho ambiental, mas a economia. “Tem ações que são muito econômicas, como o uso de lâmpadas de led, onde se gasta apenas 10% da energia que seria demandada por outras lâmpadas”, destaca Nilva.
Além do certificado, concedido a todas as empresas com projetos consistentes e bem-avaliados pela EDS Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, que atua em parceria com a CDL-Porto Alegre no programa, o projeto também destaca a melhor iniciativa entre as inscritas. No ano passado, a Farmais Ecoposto foi a empresa premiada, como fruto de um processo em que diversas mudanças foram adotadas. O gerente do negócio, Lúcio Anderson Rodrigues Costa, revela que no ano passado a empresa foi consagrada a primeira farmácia do Sul do Brasil com certificado de baixa emissão de carbono.
Após a participação de um curso onde a sustentabilidade era um dos temas abordados, Costa idealizou a racionalização no uso dos computadores, usando somente o volume de máquinas necessário à demanda, conforme a hora do dia. As folhas de ofício são aproveitadas ao máximo (dos dois lados) e descartadas da maneira adequada para reciclagem. No local, ainda é efetuado recolhimento de medicamentos vencidos para que sejam devidamente descartados, entre muitas outras ações. “São atitudes simples que fazem grande diferença”, afirma o gerente. Ele destaca que até pelo nome da unidade – Farmais Ecoposto – uma postura sustentável é pré-requisito para atuação da empresa.
A Vision Ótica e Joalheria foi igualmente reconhecida como uma loja sustentável em 2012. No local, o recolhimento e correta destinação de pilhas foi o responsável pela conquista do certificado. “Cada loja tem uma urna onde são colocadas as nossas e as pilhas dos clientes”, detalha a proprietária da rede, Solange Mocellin Pereira. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, pois de grão em grão daqui a pouco temos um saco cheio, todos devem fazer a sua parte”, acrescenta.
Depois de adotar uma diretriz da franqueadora, a Cacau Show do Shopping Total se inscreveu no projeto e foi reconhecida. A ação desenvolvida foi o estímulo ao uso de sacolas retornáveis, processo muito bem recebido pelo público. “É um projeto bem interessante, pois valoriza ainda mais a nossa marca e o nosso cliente, que dá valor a esse empenho”, frisa a franqueada Juliana Enberle da Fontoura.
Veículo: Jornal do Comércio - RS