Por Michele Suelen*
(à esq) Carlos Cortez (Diretor de Marketing de Tang); Fernando Sardo (Artista Plástico e músico); Theo Vieira (gerente de marketing da Tang)
O refresco em pó Tang, da Mondelez Brasil, divulgou nesta manhã (17/4), em São Paulo, a ação "Reciclar é Show". Trata-se de uma iniciativa que envolverá 100 escolas públicas e mais de cinquenta mil estudantes de todo o Brasil. Durante sete meses, eles aprenderão, por meio da reciclagem, a criar e tocar seus próprios instrumentos e, ao final, os alunos da instituição vencedora terão a chance e participar do evento de encerramento: um show no auditório do Ibirapuera conduzido pelo maestro João Carlos Martins.
O projeto tem como objetivo colocar crianças como protagonistas de iniciativas que possam contribuir para a educação no País e para a formação de cidadãos. Além disso, mostrar de forma concreta a evolução das crianças no decorrer do projeto, que conta com duas frentes: Uma liderada pelo músico e artista plástico Fernando Sardo, que envolverá workshops de música, e a outra frente que irá incentivar a doação de materiais recicláveis para uma instituição que os transformará em instrumentos musicais.
A ação será bem abordada nos pontos de venda, para que as mães possam também ser incentivadoras do projeto. De acordo com o diretor, elas são um importante canal de estímulo para seus filhos. A marca terá campanha televisiva, ações nos pontos de venda, e nas redes sociais. "Acreditamos que as crianças são capazes de transformar o mundo de diversas maneiras. Por isso, desde 2011, a marca vem apostando em projetos que estimulem o protagonismo infantil, que chamamos de "Kids empowerment". Para isso, a cada ano aumentamos o alcance dos nossos projetos e estimulamos o poder de liderança delas em nossas iniciativas", ressalta o diretor de Marketing da marca Tang, Carlos Cortez.
As 100 escolas participantes foram selecionadas a partir de reuniões com as secretarias de ensino das dez cidades integrantes do "Reciclar é Show". São elas: São Bernardo do Campo e Piracivaba (SP), Betim (MG), Chapecó (SC), Porto Alegre (RS), Recife e Vitória de Santo Antão (PE), Salvador e Feira de Santana (BA) e Fortaleza (CE). A maioria das escolas escolhidas não conta com projetos de música instituídos na grade de atividades dos alunos, e o projeto deverá iniciá-las e estimulá-las.
*Michele Suelen é repórter da revista SuperHiper, publicação da Abras.