Grupo Pão de Açúcar lança programa “Qualidade desde a origem” para carne bovina

Leia em 5min 50s


O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na manhã desta quinta-feira,4 de abril, a extensão do programa Qualidade Desde a Origem (QDO) a 100% da cadeia de carne bovina, garantindo mais qualidade e segurança aos consumidores. A iniciativa da rede supermercadista contempla as ações do setor na promoção da pecuária sustentável, conforme o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável firmado entre o Ministério Público Federal e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) no último dia 25 de março.


"Com isso, avançamos na consolidação de uma cadeia de valor sustentável, que inclui desde o micro fornecedor até grandes empresas, garantindo benefícios a todos os envolvidos e ainda maior segurança e confiabilidade dos consumidores aos nossos produtos e serviços", afirma José Roberto Tambasco, presidente do varejo alimentar do GPA, que inclui as redes Pão de Açúcar e Extra. O anúncio foi realizado durante evento em São Paulo/SP na presença de autoridades, dentre elas o procurador da República, Dr. Daniel Cesar Azeredo Avelino, Francisco Sérgio Jardim (representando o Ministério da Agricultura), a Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de S.Paulo, Monica Bergamaschi, e os principais frigoríficos fornecedores do GPA, como JBS, Marfrig, Barra Mansa e Vale Grande.


No evento o procurador da República, Dr. Daniel Cesar Azeredo Avelino, coordenador do Grupo de Trabalho Amazônia Legal (4ª Câmara), falou sobre a parceria do setor supermercadista com o Ministério Público Federal. "O MPF participa com satisfação deste evento. Temos trabalhado muito com todos os elos da cadeia, inclusive as redes de varejo, que estão lado a lado com o consumidor. No MPF Pará acompanhamos de perto todo este trabalho desde 2009, quando iniciamos uma forte ação para evitar que a carne bovina vendida viesse de fazendas com trabalho escravo ou com desmatamento ilegal na Amazônia e já colhemos importantes resultados. Em 2009 mesmo iniciamos um trabalho com as redes de supermercados e neste mesmo ano a Abras lançou seu programa de qualidade. Um programa muito bom, excelente, que não foi operacionalizado à época, mas que hoje resgatamos, pois em 25 de março passado assinamos com a Abras o Termo de Cooperação Técnica pela Pecuária Sustentável. Hoje estamos lado a lado com os supermercados e o esforço do GPA é importantíssimo para continuarmos com esse trabalho na linha certa e com isso conseguir resultados significativos no futuro. O GPA está de parabéns pela iniciativa e esperamos que este seja o início de uma agenda de trabalho que solidifica todo um caminho evolutivo para a Amazônia e para o Brasil", disse o Procurador.


O programa "Qualidade desde a origem" é um programa exclusivo do GPA e pioneiro no varejo brasileiro. Estabelece pontos críticos de controle ao longo da cadeia de suprimento, do produtor ao cliente final, e tem como objetivo garantir padrões socioambientais eficientes, gerando valor aos consumidores, respeitando o meio ambiente e desenvolvendo soluções inovadoras, em um modelo parceiro, de responsabilidade compartilhada no qual todos se beneficiam. Para Paulo Gualtieri, VP comercial e supply chain, "essa ação demonstra um processo de cooperação entre varejo e indústria, buscando alternativas possíveis para a oferta da melhor prestação de serviços ao consumidor".


Por meio de indicadores que controlam o padrão de qualidade do fornecedor, o GPA consegue monitorar o produto desde a planta do fornecedor até as lojas das redes Extra e Pão de Açúcar. Para Leonardo Miyao, diretor comercial perecíveis do varejo alimentar do Grupo, o QDO permite maior interação entre o produtor e o supermercadista com captura de sinergias e benefícios em toda a cadeia. "Os fornecedores melhoram seus produtos e processos através de um fluxo de informação bidirecional, enquanto o GPA garante a oferta de um produto de mais qualidade e padrão de segurança no aspecto sanitário e de maciez da mercadoria. Dessa maneira, o consumidor tem a melhor experiência de compra, com a garantia de produtos saudáveis e que foram produzidos, transportados e armazenados de acordo com padrões que respeitam as boas práticas produtivas", declara.


O QDO utiliza a rastreabilidade e o controle de pontos críticos relacionados a qualidade, como oportunidade para prevenir e melhorar o produto final. O programa mapeia em uma plataforma online (Controle de Desempenho de Fornecedores de Carnes), as etapas de produção, permitindo ao fornecedor acompanhar o seu desempenho em todos os quesitos de qualidade definidos pelo Grupo: Auditoria, Inspeção de Qualidade no recebimento do produto, Monitoramento de Resíduos e Análises Microbiológicas, além do Índice de Maciez - considerado um dos mais importantes pilares na decisão de compra do consumidor.


A Inspeção de Qualidade, realizada no recebimento dos produtos nas Centrais de Distribuição, associada ao rastreamento, ou seja, ao frigorífico e as fazendas que compõem o lote de produção, possibilita identificar as não-conformidades e, para cada caso, propor ações corretivas mais assertivas. Esta integração de informação e ação impacta positivamente na melhoria da cadeia, não apenas na relação com o GPA, mas também para toda relação do fornecedor com o varejo nacional. Trata-se, portanto, de uma contribuição efetiva para a melhora da competitividade do segmento.

 

SOBRE O "QUALIDADE DESDE A ORIGEM"

O Programa Qualidade Desde a Origem, lançado em 2008, tem como principal objetivo desenvolver a cadeia produtiva dos fornecedores, através da qualificação e da adequação dos produtos às legislações vigentes, além da melhoria dos processos e sistemas de produção que proporcionam ao consumidor mais segurança e confiabilidade dos produtos. Em sua primeira fase, o programa incluiu o setor de frutas, legumes, verduras e agora se estende a 100% das carnes bovinas nas redes Pão de Açúcar e Extra de todo o país, totalizando mais de 615 lojas. O cronograma evolutivo prevê a cobertura total, em todos os pontos de venda GPA, até Junho/2013.



De maneira abrangente, o Programa contribui com a agropecuária no Brasil ao integrar todas as partes que compõem o setor: o produtor rural, os órgãos regulatórios, como o Ministério da Agricultura e da Saúde, o Ministério Público e os clientes do GPA.


GPA E A DESONERAÇÃO DA CARNE


Alem da oferta de produtos de alta qualidade e com total segurança e confiabilidade, desde o anúncio do Governo que desonerou impostos de alguns itens da cesta básica, o Grupo Pão de Açúcar repassou o beneficio aos seus clientes. Na categoria de carnes, aves e suínos, por exemplo, cujo imposto é recolhido diretamente pelo varejo, o impacto é imediato, beneficiando os consumidores e a economia do Brasil. "Com o repasse imediato da desoneração, o Grupo demonstra alinhamento e apoio as medidas do governo para o estímulo ao consumo e a manutenção do crescimento econômico", declara Enéas Pestana, presidente do GPA.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Pão de Açúcar/Redação Portal Abras

 

 


Veja também

Picanha sem queimada

          Veículo: Revista Exame...

Veja mais
Empresários dão preferência ao boi verde

Maior frigorífico do País assume compromisso com a sustentabilidadeNão comprar gado vindo de produt...

Veja mais
Carne Bovina rastreada no GPA

Grupo Pão de Açúcar firma compromisso com fornecedores e estende programa para 100% da carne bovina...

Veja mais
2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar

FAO destacou a criação do Comitê de Monitoramento Global para o Ano Internacional da Agricultura Fam...

Veja mais
Indústria investe na redução do consumo de água

Segundo a Fiesp, 65% das empresas de médio e grande porte reutilizam recurso naturalCada vez mais empresas invest...

Veja mais
Brasil reduz desperdício de sacolas plásticas

Segundo o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, a redução do des...

Veja mais
Programa de reciclagem de cartões em São Paulo

O 'Programa  RC - reciclagem de cartão', iniciativa da RS de Paula, empresa fabricante de cartões, ac...

Veja mais
Marfrig fornece couro “sustentável” para nova linha “ecológica” da Gucci

Couro utilizado foi exportado da fazenda pioneira na certificação Rainforest Alliance A Gucci anunciou hoj...

Veja mais
O descarte correto de celulares e baterias

Claro Recicla recebe material descartado até o dia 5 de junho e retribui com bonificação A Clar...

Veja mais