2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar

Leia em 3min 10s

FAO destacou a criação do Comitê de Monitoramento Global para o Ano Internacional da Agricultura Familiar, AIAF 2014, com a participação de 14 países, a ONU, a sociedade civil e produtores.

 

 



Santiago do Chile, 25 de março de 2013 - As Nações Unidas celebrará em 2014 o Ano Internacional de Agricultura Familiar, AIAF 2014, segundo o último Boletim da Agricultura Familiar da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).


Para organizar as as atividades foi criado o Comitê Mundial de Acompanhamento do AIAF 2014, com a participação de 12 estados membros e representantes da FAO,representantes do PAM, do PMA e outras agências da ONU, Bioversity,além do Fórum Mundo Rural, da União Europeia, organizações de produtores e do setor privado.


"O Ano Internacional da Agricultura Familiar é essencial para sensibilizar os governos e o público sobre a importância e a contribuição da agricultura familiar para a segurança alimentar e a produção de alimentos", destava o chefe de Políticas do FAO, Salomon Salcedo.


De acordo com Salcedo, o setor é um dos pilares da segurança alimentar regional "80% das propriedades agrícolas da América Latina e no Caribe fazem parte da agricultura familiar. O setor gera cerca de 70% do emprego agrícola na região", ressalta.


Segundo a FAO, somente nos países do Mercosul o setor envolve 20 milhões de pessoas diretamente no local, e emprega diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Em termos de produção também é fundamental, no Brasil é responsável por 38% da produção agrícola, 30% no Uruguai, 25% no Chile, 20% no Paraguai e 19% na Argentina.


Investimento no setor


Segundo a FAO, houve um declínio acentuado nos gastos públicos em agricultura nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina e no Caribe. Nesta região, os gastos públicos na agricultura caiu um total caiu 6,9% em 1980 para 1,9% em 2007. Esta relação é de fato o mais baixo entre todos os países em desenvolvimento, e contrasta com figuras como o Leste da Ásia e Pacífico (6,5%) e Sul da Ásia (4,9%).


No âmbito do investimento total na agricultura, aquele proveniente dos próprios agricultores é o mais importante ", destaca Salcedo. "Mas os governos devem incentivar o investimento por meio de políticas e de um ambiente propício ", disse ele.


Salcedo explica, que a medida em que se reduz os altos custos de transação do setor, que muitas vezes são devido a assimetrias de informação ou falta de infraestrutura, incentiva os produtores a aumentar o seu investimento e produção, combinando a antiga sabedoria dos agricultores familiares com a evolução tecnológica moderna.


Radiografia do setor em Suriname


Cerca de 99% da produção agrícola do Suriname vem da agricultura familiar, de acordo com o Boletim de Agricultura Familiar da FAO. A população dedicada a agricultura representa 70% da população economicamente ativa, e a maioria deles estão envolvidos na produção de subsistência, onde se destaca a produção de grãos básicos como milho e arroz.

 

Em média, a agricultura familiar possuem 4,1 hectares, enquanto produções desconhecidas têm uma área média de 493 hectares. Outro fato importante é a participação das mulheres na produção. Dos 10.189 agricultores familiares, 35% (3.537 fazendas) são dirigidas por mulheres.


"Aagricultura é responsável por 7,2% do valor adicionado total do país em 2011, isso demonstra claramente que é um setor importante para a economia do Suriname", destaca Salcedo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da FAO


Veja também

Indústria investe na redução do consumo de água

Segundo a Fiesp, 65% das empresas de médio e grande porte reutilizam recurso naturalCada vez mais empresas invest...

Veja mais
Brasil reduz desperdício de sacolas plásticas

Segundo o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas, a redução do des...

Veja mais
Programa de reciclagem de cartões em São Paulo

O 'Programa  RC - reciclagem de cartão', iniciativa da RS de Paula, empresa fabricante de cartões, ac...

Veja mais
Marfrig fornece couro “sustentável” para nova linha “ecológica” da Gucci

Couro utilizado foi exportado da fazenda pioneira na certificação Rainforest Alliance A Gucci anunciou hoj...

Veja mais
O descarte correto de celulares e baterias

Claro Recicla recebe material descartado até o dia 5 de junho e retribui com bonificação A Clar...

Veja mais
Vendas sustentáveis dos pequenos negócios crescem 115%

Os pequenos negócios foram os principais vendedores de bens ecológicos, sociais e economicamente respons&a...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar apresenta resultados de 2012 em gestão de resíduos e programas de reciclagem

Números mostram que cada vez mais pessoas estão engajadas no consumo e descarte consciente. Estaç&o...

Veja mais
Pneu poderá ter etiqueta de produto ambientalmente correto

Medida é similar às indicações de consumo encontradas em eletrodomésticos. A ideia &e...

Veja mais
Programa Alimento Sustentável idealizado pela ACATS já conta com mais de 150 fornecedores

Projeto está presente nas redes Angeloni, Hippo, Martendal, Tielli, Magia, Santos, Passarela, Mercado 3 Irm&atild...

Veja mais