Gaúcho reduz uso de sacola plástica

Leia em 1min 50s

Campanha educativa da Agas faz consumidor utilizar menos embalagens

Os consumidores gaúchos estão mais preocupados com o ambiente, mostra o balanço divulgado ontem pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) na Capital. Em seis meses, houve diminuição de 19,6% no números de sacolas plásticas usadas.

Entre julho e dezembro de 2012, foram utilizadas 153,6 milhões de sacolas plásticas a menos. A redução ocorreu mesmo com o aumento de 7,3% na presença de clientes na loja. Em julho do ano passado, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-RS), a Agas lançou uma campanha educativa para reduzir o uso de materiais prejudiciais para o ambiente.

– Nosso objetivo é propor o debate com a sociedade gaúcha. Qualquer medida imposta gera uma reação ruim – explica a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MPE, Têmis Limberger, citando o caso de São Paulo, onde um termo de ajustamento de conduta baniu a distribuição de sacolas plásticas gratuitamente.

A proibição causou polêmica e menos de 80 dias depois outra decisão judicial obrigou a Associação Paulista de Supermercados a voltar a distribuir de graça as sacolas aos consumidores.

– A campanha que adotamos aqui é modelo para o Brasil – afirma Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.

Além de campanhas para conscientizar os clientes, os empacotadores dos supermercados também passaram por treinamento para utilizar a capacidade total de cada embalagem. Assim, o consumidor acaba levando menos sacolas para casa.

Preferência pelos cartões de crédito

O levantamento também mostrou como os gaúchos pagam as contas de supermercado. Os meios de pagamento eletrônico seguem em alta, reforçando uma tendência que ganha força a cada ano. Destaque para o cartão de crédito de bandeira própria: 57,25% dos estabelecimentos dispõem do serviço.

Na hora do desembolso, ainda de acordo com a pesquisa, o pagamento com dinheiro em papel vem perdendo força entre os consumidores. No ano passado, 25,58% dos clientes preferiram pagamento dessa forma. Apenas dois anos antes, essa proporção era de cerca de 30%. Os donos de estabelecimentos estão atentos a isso. Atualmente, 97,84% dos supermercados aceitam pagamento com cartão.



Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

Empresa brasileira desenvolve plástico com material bactericida

  Veículo: O Globo - RJ...

Veja mais
Água produtiva

Não são apenas as empresas de grande porte que apostam na autossuficiência de seus insumos bá...

Veja mais
Walmart monitora origem da carne por satélite

Empresa também lança projeto de apoio técnico a pecuaristas da região Amazônica em con...

Veja mais
Plástico Verde: Complexo alcoolquímico avança

O "plástico verde" pode ser usado em vários setores, como o de produção de embalagens para b...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar lança programa “Qualidade desde a origem” para carne bovina

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) anunciou na manhã desta quinta-feira,4 de abril, a extensã...

Veja mais
Picanha sem queimada

          Veículo: Revista Exame...

Veja mais
Empresários dão preferência ao boi verde

Maior frigorífico do País assume compromisso com a sustentabilidadeNão comprar gado vindo de produt...

Veja mais
Carne Bovina rastreada no GPA

Grupo Pão de Açúcar firma compromisso com fornecedores e estende programa para 100% da carne bovina...

Veja mais
2014 será o Ano Internacional da Agricultura Familiar

FAO destacou a criação do Comitê de Monitoramento Global para o Ano Internacional da Agricultura Fam...

Veja mais