Campanha educativa da Agas faz consumidor utilizar menos embalagens
Os consumidores gaúchos estão mais preocupados com o ambiente, mostra o balanço divulgado ontem pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) na Capital. Em seis meses, houve diminuição de 19,6% no números de sacolas plásticas usadas.
Entre julho e dezembro de 2012, foram utilizadas 153,6 milhões de sacolas plásticas a menos. A redução ocorreu mesmo com o aumento de 7,3% na presença de clientes na loja. Em julho do ano passado, em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE) e a Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomércio-RS), a Agas lançou uma campanha educativa para reduzir o uso de materiais prejudiciais para o ambiente.
– Nosso objetivo é propor o debate com a sociedade gaúcha. Qualquer medida imposta gera uma reação ruim – explica a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor do MPE, Têmis Limberger, citando o caso de São Paulo, onde um termo de ajustamento de conduta baniu a distribuição de sacolas plásticas gratuitamente.
A proibição causou polêmica e menos de 80 dias depois outra decisão judicial obrigou a Associação Paulista de Supermercados a voltar a distribuir de graça as sacolas aos consumidores.
– A campanha que adotamos aqui é modelo para o Brasil – afirma Antônio Cesa Longo, presidente da Agas.
Além de campanhas para conscientizar os clientes, os empacotadores dos supermercados também passaram por treinamento para utilizar a capacidade total de cada embalagem. Assim, o consumidor acaba levando menos sacolas para casa.
Preferência pelos cartões de crédito
O levantamento também mostrou como os gaúchos pagam as contas de supermercado. Os meios de pagamento eletrônico seguem em alta, reforçando uma tendência que ganha força a cada ano. Destaque para o cartão de crédito de bandeira própria: 57,25% dos estabelecimentos dispõem do serviço.
Na hora do desembolso, ainda de acordo com a pesquisa, o pagamento com dinheiro em papel vem perdendo força entre os consumidores. No ano passado, 25,58% dos clientes preferiram pagamento dessa forma. Apenas dois anos antes, essa proporção era de cerca de 30%. Os donos de estabelecimentos estão atentos a isso. Atualmente, 97,84% dos supermercados aceitam pagamento com cartão.
Veículo: Zero Hora - RS