Por Luciana Martins
A empresa promove projeto de restauração florestal, educação ambiental e já conseguiu reduzir de forma gradual o volume de água captada de fontes subterrâneas
Foi com objetivo de mostra que é possível aliar produção industrial com preservação ambiental que a Brasil Kirin, subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, e uma das maiores produtoras de bebidas do Brasil, adotou uma série de iniciativas e estratégias que vai do uso consciente da água no sistema de produção à restauração florestal para proteção dos recursos naturais. Natália Buchwitz: "As iniciativas e práticas da Brasil Kirin geram valor compartilhado com a comunidade"
"A água é o principal insumo da companhia e faz todo o sentido nas áreas em que a empresa está presente que a gente tenha projetos para garantir o bem-estar do nosso negócio e da sociedade. São iniciativas e práticas que geram valor compartilhado com a comunidade", diz a gerente de Sustentabilidade da Brasil Kirin, Natalia Buchwitz.
Nos últimos anos, a empresa conseguir reduzir de forma gradual o volume de água captada no sistema subterrâneo para uso na linha de produção. Em 2013, por exemplo, houve redução de 2% no volume de água em relação ao ano anterior. Em 2012, para produzir um litro de bebida eram usados 3,61 litros de água, no ano passado, esse volume reduziu para 3,54 litros (o consumo total é não é divulgado pela empresa por se tratar de uma informação estratégica do negócio).
Nascentes - Para atingir a meta de redução do volume a Brasil Kirin protege as nascentes d'água da região onde está um dos complexos fabris da empresa, em Itu, no interior de São Paulo.
"Essa área da Brasil Kirin está localizada em uma região onde o valor das terras é altíssimo e escolhemos preservar e restaurar para gerar mais biodiversidade e também produzir água que é um dos principais insumos de que precisamos para manter o nosso negócio que é o setor de bebidas ao invés de vender e transformar em mais negócios", conta Natalia.
Uma parceria com a SOS Mata Atlântica firmada em 2007 para restauração florestal na região permitiu a preservação de 17 nascentes e a descoberta de mais duas fontes de água na área. "O volume de água em superfície aumentou 5% em volume e dos poços subterrâneos 20%", conta o coordenador de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Rafael Fernandes.
O projeto permitiu o plantio de 720 mil mudas no período. "A Brasil Kirin destinou 386 hectares para a restauração florestal e esse é um trabalho delicado e importante porque fazemos todo um estudo das espécies nativas para o plantio, de forma a proteger o corredor biológico. Conseguimos plantar 110 espécies diferentes de mudas nativas", diz Fernandes.
No complexo de 526 hectares que abriga o Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, pode se encontrar um dos melhores exemplos de educação ambiental na atualidade, que superou o número de visitas no ano passado ao receber quase 7 mil pessoas, número 58% acima do previsto para o período. Jardim sensorial: inspiração para todos os sentidos
O espaço conta com área para atividades educativas, passeios pelas trilhas e o jardim sensorial - inaugurado há cerca de seis meses. "Aqui no jardim os visitantes podem sentir a natureza com os cinco sentidos e ver que as plantas têm sabor, tato, cheiro, podem ser tocadas e vista de uma forma diferente e, com isso, ressignificar o que a educação ambiental pode ser para cada uma delas. Ele também está adaptado para pessoas com necessidades especiais e isso é algo a mais que a gente traz nesse projeto para torná-lo acessível a todas as pessoas", afirma Natalia.
Os visitantes podem conhecer ainda parte do fragmento de mata remanescentes presentes na fazenda desde o início do trabalho de restauração florestal na trilha interpretativa, que conta com 600 metros de extensão, ajuda no desenvolvimento das atividades de vivência na natureza.
As experiências obtidas pelos estudantes e professores se transformam em algo prático, como as hortas comunitárias implantadas em algumas escolas, que é um dos temas abordados no curso de formação de educadores que já formou mais de 50 profissionais. Educação ambiental para crianças e jovens mostra a importância da relação homem-natureza
"Hoje a proteção ao meio ambiente é possível sim. Nós aliamos a preservação do meio ambiente, fazemos experimentos, plantios com fins econômicos, inclusive a extração da madeira", finaliza Fernandes.
Brasil Kirin uma das maiores empresas do setor de bebidas no País
A Brasil Kirin é uma das maiores produtoras de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas no País que inclui cervejas, refrigerante, água, sucos e energéticos, de marcas como Schin, Nova Schin, Schin no Grau, Devassa, Baden Baden, Eisenbahn, Cintra, Glacial, Kirin Ichiban, Água Schin, Fibz, ECCO, Schin Refrigerantes, Schin Tônica, Itubaína, Mini Schin, Fruthos e Skinka.
A empresa tem 13 fábricas em 11 Estados e soma mais de 11 mil funcionário. Seus produtos são distribuídos por 19 centros próprios e mais de 600 mil pontos de venda em todo o Brasil. É uma das empresa de bebidas mais premiada no País na metodologia de gestão TPM (Total Productive Maintenance).