Camila Abud
Na capital paulista, centros de compras como o Shopping Frei caneca, por exemplo, têm em seu DNA a permissa de investir em maneiras para reduzir os custos operacionais. Neste caso, com o reúso de água, por exemplo. Neste sentido, e em tempos de estiagem e risco de desabastecimento de água, o Grand Plaza Shopping é outro empreendimento que resolveu busca uma alternativa para garantir a autossuficiência no tratamento de esgoto e no abastecimento de água de todo o seu complexo comercial.
Considerado um dos 20 maiores do Brasil e com fluxo de público mensal de ordem de 1,5 milhão de visitantes, o espaço investiu cerca de R$ 5 milhões para, em parceria com a General Water, passar a contar com um novo sistema de reúso de água. Segundo o mall, a iniciativa é inédita entre os shopping centers da região metropolitana de São Paulo. Afora isso, a tecnologia permite que aproximadamente 100% do esgoto gerado pelo centro de compras seja tratado internamente e devolvido para reúso em rotinas operacionais, como lavagem de pátios de estacionamento, descargas em vasos sanitários, torres de resfriamento de ar-condicionado e regas de jardim.
Ao DCI, o Grand Plaza afirmou que o novo Sistema de Reúso vai gerar uma economia de 48% no consumo de água, resultante de técnicas de reutilização que dispensam a aquisição junto às redes convencionais de abastecimento, além de estar instalado em uma área de 178 metros quadrados. Neste sentido, o volume de esgoto a ser tratado e reutilizado como água corresponde mensalmente a 8,3 milhões de litros. Segundo a empresa, no acumulado do ano isso representaria economia aproximada de 100 milhões de litros de água, "o suficiente para encher 36 piscinas olímpicas ou abastecer uma comunidade de 300 mil pessoas".
Benefícios
O novo Sistema de Reúso de Água, com capacidade para tratar e devolver 10 milhões de litros por mês , tem como diferencial a aplicação da chamada "osmose reversa", tecnologia que usa uma membrana semipermeável, cuja função é filtrar impurezas e, à base de pressão, fazer com que apenas a água limpa flua para o sistema de alimentação.
O serviço amplia e aperfeiçoa um projeto de redução de consumo de recursos hídricos que fora lançado pelo Grand Plaza Shopping em janeiro de 2008. Na época, o empreendimento construiu sua primeira Estação de Tratamento de Efluentes que até janeiro de 2014 - período em quem foi desativada -, havia gerado uma economia de 336 milhões de litros de água. Enquanto o modelo anterior permitia reduzir os gastos na ordem de 1,3 milhão de reais por ano, o novo sistema projeta elevar essa economia para cerca de R$ 2 milhões.
A iniciativa também reflete em ganhos socioambientais. Ao criar um sistema autossuficiente de tratamento de esgoto, o shopping contribuiu na medida em que livra o sistema público do serviço de captação. Outro benefício é a possibilidade de continuar extraindo água de seus poços artesianos, instalados a 400 metros de profundidade.
Veículo: DCI