No mesmo período, companhia reduziu em 35% a emissão de GEE e atingiu a marca de 39% da energia consumida proveniente de fontes renováveis
Após quatro anos do lançamento do Plano de Sustentabilidade, anunciado globalmente em 2010, a Unilever Brasil comemora conquistas que reforçam seu compromisso global de dobrar de tamanho, até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade. Entre 2008 e 2014, período de mensuração dos resultados, a companhia cresceu mais de 60% (o faturamento passou de R$ 10,29 bi para R$ 16,7 bilhões), registrou redução de 36% no consumo de água e de 35% na emissão de gases efeito estufa no mesmo período. A empresa ainda celebra a marca de Aterro Zero em todas as suas 15 fábricas e seus centros de distribuição no País. Além disso, as ações de redução de nível de sal atingiram 28,4% de todo o seu portfólio de alimentos de varejo.
“Com 7 bilhões de pessoas em nosso planeta, os recursos naturais estão sob imensa pressão. A elevação da temperatura, a escassez de água, a energia mais cara, as incertezas na oferta de alimentos e o aumento da disparidade entre ricos e pobres impõem à sociedade grandes desafios”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil. As empresas têm papel importante na solução desses problemas. É por isso que trouxemos a sustentabilidade para o coração do nosso modelo de negócio, somando-a à criação das marcas e ao processo de inovação, essências da indústria de consumo”, Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil.
Entre os compromissos anunciados mundialmente pela empresa está a redução do consumo de água pela metade até 2020. Em 2014, todas as medidas de uso racional de água nas fábricas da Unilever totalizaram uma redução de consumo de 78.612 m3, o que representa uma economia suficiente para que 108 mil pessoas matem a sede diariamente ao longo de um ano.
Parte dos resultados positivos de redução também vem do forte investimento na plataforma de concentrados, que traz benefícios em todo o ciclo de vida. As marcas Comfort Concentrado e Omo Líquido Super Concentrado, economizaram, em 2014, durante o processo fabril, mais de 100 milhões de litros de água – o equivalente ao uso diário de um milhão de pessoas. Isso ocorre porque os produtos contêm menos água em sua fórmula: no caso de Omo Super Concentrado, há uma economia de 40% de água em relação a uma unidade regular do mesmo, além de auxiliarem o consumidor a usar menos água e gerar menos resíduos.
Já entre os seus esforços de reduzir pela metade o impacto dos gases de efeito estufa do ciclo de vida de seus produtos até 2020 está o uso de energia “limpa”. Atualmente, cerca de 40% da energia consumida nas fábricas são provenientes de fontes renováveis, como biomassa, óleo vegetal, etanol e biodiesel.
Outro avanço significativo do Plano de Sustentabilidade é a conquista de 55% das matérias-primas agrícolas adquiridas globalmente provenientes de fontes sustentáveis – até 2020, a meta é atingir 100%. Também, atualmente, 90% dos 13 ingredientes mais usados pelos produtos da marca Knorr no mundo são originadas de fontes certificadas Para alcançar estes números, a Unilever tem em sua estratégia visitas aos produtores, aconselhamento para melhorias na produção e auditorias sobre condições de trabalho, do uso do solo e da água, clima, biodiversidade local, entre outros.
Por um Futuro Melhor para as próximas gerações
Na missão de promover a saúde e bem-estar de mais de 1 bilhão de pessoas até 2020, a Unilever investe fortemente na melhoria nutricional do seu portfólio de alimentos e em ações para levar informação de qualidade para sociedade. Como resultado, além das ações de redução de nível de sal, desde 2014, 100% dos sorvetes infantis contém até 110 kcal em cada porção e mais de 1,5 milhão de lares foram impactados pelo movimento “Ame o Coração”, da marca Becel, em parceria com o Incor e o HCor – iniciativa que conscientiza a população sobre hábitos alimentares capazes de prevenir doenças cardiovasculares.
Sustentabilidade está no coração dos negócios da Unilever. “Somos guiados pelo princípio de que é preciso trabalhar para criar um mundo melhor todos os dias. Isso se dá não só reduzindo o impacto ambiental, mas também ajudando as pessoas a terem melhores condições de trabalho, saúde e a se sentirem bem e estamos fazendo isso por meio de marcas mais sustentáveis, como VIM Cloro Gel, OMO, Lifebuoy, Becel, Kibon, Brilhante, entre outras.”, afirma Fernandez.
No semiárido brasileiro, mais de 450 mil crianças sofrem com a ausência de sanitários ou de água tratada nas escolas. Vim lançou, em parceria com o UNICEF, um projeto para transformar a vida de mais de 450 mil crianças e jovens do semiárido, melhorando o saneamento e acesso à água tratada nas escolas. Já, Lifebuoy, com a Pastoral da Criança, impactou mais de 916 mil crianças ensinando a importância da lavagem das mãos – uma mudança de hábitos que contribui para a redução de diarreia e doenças respiratórias.
A Kibon e a Fundação Abrinq, uma das principais instituições de apoio à infância no País, lançaram a campanha “Toda Criança Nasce para Ser Feliz”, que tem como principal objetivo salvar e melhorar a vida de milhares de crianças no Brasil. A ação faz parte de uma parceria global entre a Fundação Unilever, Kibon e Save The Children que irá levar saúde para 2 milhões de crianças em todo o mundo.
Já Brilhante, marcas de detergente para roupas da Unilever, lança em maio uma iniciativa pioneira no Brasil, o projeto Ciclo Brilhante, que tem como objetivo colaborar com o aprimoramento profissional de mulheres. De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE*, 75% das mulheres sonham em empreender, porém, apenas 7% delas realmente o fazem.
O Plano de Sustentabilidade
Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos, este Plano de Sustentabilidade estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:
o Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;
o Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;
o E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.
A operação brasileira tem papel fundamental no cumprimento dessa meta e seus avanços estão reportados no Relatório de Sustentabilidade 2014. Lançado ontem, é o 12º relatório da companhia, novamente baseado nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Para conhecer os avanços da Unilever em todos os pilares do Plano de Sustentabilidade, acesse:
http://www.unilever.com.br/aboutus/estrategiadesustentabilidade/relatoriodesustentabilidade/
Sobre a Unilever
Presente no Brasil há 86 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo.
São mais de oito décadas de no mercadoconstruindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever renova cerca de 70% de seu portfólio.
Assessoria de Comunicação da Unilever