Primeiro projeto decorrente da assinatura, em setembro de 2015, do Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Cetesb - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo e a ABRE - Associação Brasileira de Embalagem resultou no lançamento, na última terça-feira (12/04), de um material que trata sobre o papel da embalagem na economia circular.
O documento "Embalagem e Sustentabilidade: Desafios e orientações no contexto da Economia Circular" é um projeto chancelado pela ABRE em parceira com a Cetesb que visa à identificação e divulgação de boas práticas ambientais para projetos de embalagens de bens não duráveis e duráveis.
A publicação fortalece a implementação da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos, priorizando os conceitos de não geração de resíduos, reuso e revalorização, alinhando a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade, para a transição para um modelo de valorização e uso de recursos, buscando a redução de perdas e desperdícios, e reconhecendo o resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social. Mais informações no site www.abre.org.br.
Sobre a ABRE
A ABRE - Associação Brasileira de Embalagem foi fundada em 1967 e tem como principal objetivo fomentar e valorizar a embalagem brasileira de maneira competitiva e sustentável para as empresas associadas e para a sociedade. Os pilares da Associação são a valorização da embalagem, a competitividade do setor e a sustentabilidade e sua atuação abrange a construção de referências, disseminação de conteúdo, articulação com o governo, promoção, networking e orientação consultiva.
A Entidade congrega toda a cadeia produtiva - fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas e insumos, agências de design, fabricantes de embalagem, indústrias de bens de consumo, redes de varejo, instituições de ensino e entidades setoriais, além de atuar em uma ampla gama de atividades por meio de seus Comitês de Trabalho: Design & Inovação; Meio Ambiente & Sustentabilidade; Alimentos; Cosméticos e Educação.
Assessoria de Comunicação da ABRE