Presidente da Ambev visita comunidade beneficiada pelas vendas da AMA

Leia em 4min 40s

A equipe da Ambev de São Paulo visitou na quinta-feira (8) as comunidades de Sitio Volta e Caiçara, em Jaguaruana (CE), para conhecer os primeiros resultados da AMA, a água mineral da companhia que destina 100% dos lucros para o financiamento de projetos que levam água potável às famílias do semiárido brasileiro.

O presidente da Ambev, Bernardo Paiva, e Carla Crippa, gerente de sustentabilidade da companhia, realizaram a visita para conhecer de perto as iniciativas e reforçar a parceria com o SISAR - Sistema Integrado de Saneamento Rural - e a Fundación Avina, ONG que coloca em prática os projetos na região.

Com cerca de mil habitantes, Sitio Volta e Caiçara receberam obras para a perfuração de poços e a instalação de micro usinas de energia solar que diminuem o custo de distribuição da água. "Além de Jaguaruana, comunidades nas cidades de Aiuaba e Capistrano também já recebem água potável graças aos resultados de AMA. São mais de 3 mil beneficiados. Quanto mais pessoas se envolverem com AMA, mais projetos como este serão concretizados. Esse é o nosso objetivo. Unir pessoas por meio da água", afirma Bernardo.

Equipes técnicas do SISAR formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável e possam ser geridas pelas próprias comunidades depois que os projetos são inaugurados. O trabalho é reconhecido pelo Banco Mundial como um dos melhores sistemas de gestão de água rural existentes. A Fundación Avina, ONG que trabalha em prol do desenvolvimento sustentável na América Latina, também é parceria da Ambev neste projeto, que pretende ampliar as iniciativas para todo o semiárido brasileiro.

Atualmente, a água AMA está disponível para venda em garrafas de 500ml nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e no Distrito Federal, e pelo site www.emporio.com/ama.


A história da AMA

A AMA começou a nascer no fim de 2015, quando o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água.

Com participação da Ambev no CEO Water Mandate da ONU, um grupo de empresas empenhado em lidar com o problema da escassez de água no mundo, e no curso da Yunus Social Business sobre negócios sociais, surgiu a ideia de uma água mineral que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável e que criasse um verdadeiro impacto na sociedade para o problema da escassez de água.

"A AMA não vai só financiar projetos que aumentem o acesso à água potável, mas vai, também, ser uma forma de conscientizar mais pessoas, de trazer atenção para esse problema, de conectar as pessoas que vivem hoje em um mundo tão polarizado e individualizado", diz Renato Biava, diretor de sustentabilidade da Ambev.

 

De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.
Até o fim do ano, a AMA estará disponível nas redes varejistas de todo o país.

A Ambev e a água
Referência internacional em gestão do uso de água na produção de bebidas, a Ambev trabalha constantemente para diminuir seu impacto no meio ambiente com ações que também contribuem para a perenidade do negócio.
Atuando para recuperar e preservar as principais bacias hidrográficas do Brasil, em 2010, a cervejaria lançou o Projeto Bacias. Em 2015, a Ambev ampliou esse trabalho e anunciou a participação na Coalizão Cidades pela Água, uma iniciativa liderada pela ONG The Nature Conservancy, que pretende aumentar a disponibilidade de água para mais de 60 milhões de brasileiros.
Para compartilhar conhecimento e também ajudar micro e pequenas empresas a economizarem água, a cervejaria lançou recentemente o SAVEh - Sistema de Autoavaliação de Eficiência Hídrica. Fruto de uma parceria com as ONGs Fundación Avina e Carbon Trust e com o Pacto Global da ONU, o programa é desenvolvido por meio de uma plataforma online totalmente gratuita, na qual qualquer empresa pode ter acesso ao sistema de gerenciamento hídrico da cervejaria.

Sobre a Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, mais de 32 mil pessoas dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalham juntas para garantir momentos de celebração e diversão.


A Ambev é uma cervejaria inovadora, que busca sempre novos sabores e formas de surpreender seus consumidores. Além das melhores cervejas, o portfólio conta ainda com refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas como Antarctica, Brahma, Skol, Budweiser, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica e Do Bem.


Só em 2016, a cervejaria investiu cerca de R$2 bilhões no país. Mas também quer deixar um legado além dos investimentos. Para isso, conta com uma ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois a Ambev acredita que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 


Fonte: Assessoria de Comunicação da Ambev


Veja também

Abiplast assina compromisso para preservação do ambiente marinho

O plástico oferece ótimas soluções para o cotidiano das pessoas e também uma gama de ...

Veja mais
Organis divulga primeira pesquisa nacional com consumidores de orgânicos

O Brasil dispõe de poucos dados oficiais sobre o mercado orgânico e o Conselho Brasileiro da Produç&...

Veja mais
Carrefour realiza campanha do agasalho em cinco estados

O Carrefour realiza, em parceria com o Exército de Salvação e o Serviço Voluntário de...

Veja mais
ONG promove ação para regulamentação do manejo suíno

No próximo domingo (28/05), a World Animal Protection, Organização Não Governamental que atu...

Veja mais
NESCAFÉ® Dolce Gusto® abre 13 postos de coleta de cápsulas com o GPA

NESCAFÉ® Dolce Gusto®, marca líder em sistemas de café expresso e pioneira no mercado brasi...

Veja mais
Instituto GPA inicia campanha do agasalho

O Instituto GPA, em parceria com a Cruz Vermelha, anuncia campanha anual de arrecadação de roupas e agasal...

Veja mais
Instituto Carrefour promove workshop sobre gestão de resíduos sólidos

O Instituto Carrefour promove amanhã (12), em São Paulo, o "USP Strategic Workshops", evento que irá...

Veja mais
Cervejaria Ambev investe R$ 1,5 milhão para facilitar troca de garrafas retornáveis

São Paulo - A cervejaria Ambev acaba de investir R$ 1,5 milhão no desenvolvimento de uma máquina pr...

Veja mais
Carrefour promove a 1ª edição do Desafio de Start-ups da Hello Tomorrow Brasil

  São Paulo, abril de 2017 - Pela primeira vez, o Carrefour traz para o Brasil o Desafio de Start-ups, comp...

Veja mais