O Pão de Açúcar passou a comercializar os legumes e verduras orgânicas produzidas pela Horta Social Urbana, projeto apoiado pelo Instituto GPA e criado pela organização ARCAH (em 2018), com o objetivo de promover a formação profissional de pessoas em situação de rua, ensinando as técnicas de jardinagem.
Hortaliças como alecrim, almeirão, alface, salsinha, cebolinha, couve, escarola e beterraba, cultivadas por meio do projeto, já podem ser encontradas na unidade do Pão de Açúcar da Av. Ricardo Jafet, em São Paulo.
"Investir em um projeto como a Horta Social Urbana é uma forma do Pão de Açúcar colaborar ativamente não só para a reintegração social de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também no fomento de cadeias produtivas mais saudáveis e sustentáveis. Dessa forma, geramos impacto social positivo, oportunidades para quem precisa e ampliamos a oferta de alimentos mais saudáveis e sustentáveis para os nossos clientes", afirma Susy Yoshimura, diretora do Instituto GPA.
A Horta Social Urbana capacita profissionalmente pessoas em situação de rua, utilizando técnicas de agricultura urbana, com práticas agroecológicas, como forma de promover o fortalecimento e a reintegração social. Apoiado pelo Pão de Açúcar, por meio do Instituto GPA, desde o início, o trabalho atualmente é dividido em duas frentes: a social, que oferece os cursos profissionalizantes, e a comercial, onde os profissionais, alguns deles ex-alunos do curso, são contratados para o cultivo dos alimentos. O projeto conta também com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, Eletropaulo e Aktuellmix.
A seleção dos participantes do curso, com duração de três meses, é realizada em centros de acolhimento da cidade de São Paulo. Os alunos recebem auxílio transporte, alimentação, uniforme, atendimentos terapêuticos e psicológicos, além da formação em agroecologia. Mas atualmente, com a pandemia, os cursos estão suspensos, oferecendo somente atendimentos telepresenciais.
Fonte: Super Varejo