Em parceria com a Green Eletron, gestora de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas do Brasil, a rede de supermercados Carrefour acaba de instalar novos coletores para o descarte ambientalmente correto do lixo eletrônico em 14 hipermercados da rede. Chamados de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), os coletores estão espalhados nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Diadema, Campinas, Santo André, Sorocaba, São José dos Campos e Santos.
Desde 2008, o Carrefour investe e acredita na importância de utilizar os recursos disponíveis da forma mais eficiente possível. A rede já possibilitava aos seus clientes a reciclagem de pilhas pela logística reversa e, atualmente, possui 136 lojas Hiper e Bairro com o programa espalhadas por 14 estados brasileiros, como parte do Green Recicla Pilha. No segundo semestre de 2019, expandiu sua parceria com a gestora sem fins lucrativos para oferecer também a coleta de aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico. Inicialmente, foram instalados coletores deste tipo nos hipermercados do Guarujá e na Marginal Pinheiros, em São Paulo, que, em suas instalações, já recolheram 738 kg de resíduos deste tipo nos últimos 13 meses.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o varejo é parte fundamental da logística reversa de produtos colocados no mercado, permitindo que a população tenha acesso ao sistema de reciclagem. "Com o apoio do comércio, a reciclagem desse tipo de resíduo torna-se mais próxima do consumidor que pode fazer o descarte correto em locais de fácil acesso", explica Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.
"A economia circular é um dos pilares de sustentabilidade do Carrefour. A reciclagem de aparelhos eletroeletrônicos de uso doméstico e pilhas evita que os aterros sanitários recebam estes produtos, preservando o meio ambiente, promovendo a reutilização dos materiais e a logística reversa, além da geração de empregos", avalia Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.
A rede encerrou o ano de 2019 com 312 estações de logística reversa e 115 estações de reciclagem nas lojas, com coleta de mais de 46 toneladas de resíduos.
Fonte: Newtrade