A Bonafont, marca de água controlada pela Danone, iniciou na quinta-feira (1) as vendas de embalagens com material PET reciclado e o fim dos rótulos em volta do produto. A iniciativa faz parte de uma campanha para alcançar compromisso com a sustentabilidade até 2025 e reduzir o uso de polímeros nos produtos.
São três pilares que sustentam a decisão da marca: recolher e reciclar 100% do volume de plástico que coloca no mercado; reduzir o uso de plástico virgem em seus produtos, alcançando 50% de Rpet (PET reciclado pós-consumo) em suas garrafas até 2025 e 100% até 2030; incentivar o uso do seu portfólio retornável de galões, a linha Bonafont Re.torna, aumentando sua disponibilidade no Estado de São Paulo.
A Bonafont acredita que se tornará uma empresa de plástico positivo, onde recolhe e recicla 100% do plástico usado em sua produção e até 2025 a projeção é de que serão 1 bilhão de garrafas a menos circulando no mercado.
As garrafas de 1 litro, agora sem rótulo, levarão a marca da empresa impressa no próprio plástico da garrafa e o código de barras, que poderia ser um problema na hora de registrar a compra nos mercados, estará na tampinha da garrafa.
“Nossa missão é levar a melhor solução de hidratação para os consumidores, porém, não podemos ignorar a realidade sensível que o plástico impõe ao nosso planeta, por isso, precisamos agir para o desenvolvimento consciente da categoria de água mineral e inspirar outras empresas”, disse por nota Ricardo Vasques, Presidente da Divisão de Águas no Brasil.
O plástico reciclado é feito com o material dos galões retornáveis da empresa, encontrados nas versões de 20 litros e com vida útil de 3 anos.
Outro ponto interessante envolvendo a retirada do rótulo é a facilidade que isso vai gerar no processo de reciclagem, já que as cooperativas e catadores de lixo precisam retirá-los antes de reciclar garrafas PET.
“Chegar até aqui não foi fácil. Tivemos entraves em todos os elos da cadeia, desafios no mercado de reciclagem, desafios em suprimentos, questões de engenharia de fábrica, regulamentação, design e a definição da melhor mensagem para o consumidor, pois mais do que uma empresa de águas, queremos poder impactar positivamente o meio ambiente e a vida dos consumidores”, disse em comunicado Erica Migales, diretora de marketing da divisão de águas Danone Brasil.
Fonte: Isto é Dinheiro