Dados da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico reforçam a expansão do segmento em um ano. Em setembro, 16% dos brasileiros realizaram, ao menos, uma compra de e-commerce
Seguindo a tendência de crescimento, o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 24,21% em setembro de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas, considerando o mesmo período de comparação, também tiveram alta de 15,81%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Outro dado relevante, é a participação do e-commerce no comércio varejista, uma vez que, em agosto de 2021, alcançou 12,3%, a quinta melhor performance do histórico, desde janeiro de 2018 (44 meses de observação).
“Os indicadores do MCC-ENET de setembro/21 são consistentes com a tendência observada nos meses anteriores, com um sólido perfil de crescimento das vendas online no Brasil, que também é observada nas diversas regiões do país. Outra observação que evidencia a importância dos canais online nas vendas é a penetração destes canais no faturamento total do varejo, que alcançou 12,3% em agosto/21. Considerando que em 2018, esta penetração foi na média de 4,8% apenas, fica claro a mudança de patamar que estamos observando do comércio online no Brasil”, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online
Mesmo com o bom desempenho das vendas praticadas pela internet, quando o período de comparação é setembro com o mês de agosto, neste caso, teve uma retração de (−6,31%). Em contrapartida, no acumulado do ano o crescimento é de 10,82%.
Outra análise feita na métrica de vendas é a composição por região. Quando o período de comparação é entre os meses de setembro (2021 e 2020), os resultados foram: Norte (32,74%); Centro-Oeste (26,55%); Nordeste (24,84%); Sul (18,21%); e Sudeste (11,72%).
Já no acumulado do ano, a configuração ficou assim: Centro-Oeste (29,94%); Norte (28,62%); Nordeste (26,16%); Sul (18,79%); e Sudeste (3,82%).
Faturamento
Em relação ao faturamento do setor, também teve variação negativa quando foram comparados os meses de setembro e agosto: (−4,49%).
Já a composição regional, usando a base comparativa de setembro de 2021, frente ao mesmo mês do ano passado, os dados foram: Centro-Oeste (32,26%); Nordeste (27,70%); Sul (26,25%); Norte (25,94%) e Sudeste (21,65%).
No acumulado do ano, a configuração ficou da seguinte forma: Centro-Oeste (40,42%); Nordeste (33,52%); Sul (32,07%); Norte (28,14%); e Sudeste (15,31%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Durante o mês de agosto de 2021, o e-commerce representou 12,3% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 11,2%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 6 de outubro.
Categorias
Em agosto 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,8%); móveis e eletrodomésticos (28,3%); e tecidos, vestuário e calçados (10,1%). Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,4%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,4%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
Consumidores Online
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2021, 16,7% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust | Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Redação SuperHiper