Varejo online de alimentos se aproxima dos US$ 100 bilhões nos EUA

Leia em 1min 30s

Digital representou 13% das vendas totais dos supermercados americanos no ano passado

 

As vendas do varejo online continuam em alta no mercado americano. Números divulgados pela Brick Meets Click e pela Mercatus mostram que o setor de alimentos movimentou, em 2021, US$ 97,7 bilhões pelos canais digitais, subindo de 11% para 13% do faturamento total do setor. Segundo o levantamento das duas empresas, mais de 70% das residências americanas fizeram pelo menos um pedido online no ano passado.

 

Os meses campeões de vendas foram janeiro e março (ambos com US$ 9,3 bilhões em vendas online), seguidos por dezembro, com US$ 8,9 bilhões). O estudo também mostra que alguns comportamentos começam a se consolidar: o modelo de “clique e retire”, também conhecido como pick-up ou curbside delivery, é o preferido dos consumidores, respondendo por 45% do total de pedidos em 2021 (5 pontos percentuais mais que em 2020). A entrega por meio de apps de delivery se manteve constante em 33%, enquanto as entregas por meio de empresas convencionais de entrega (FedEx, UPS) perderam 5 pontos de participação, para 22%.

 

Outro dado relevante é que, em dezembro, 29,1% das residências americanas fizeram pedidos online de alimentos em varejistas de massa (como Walmart e Target), em vez de comprar de redes supermercadistas. Esse é o maior número da série histórica da pesquisa e mostra que outros players estão ocupando um espaço relevante na venda online de alimentos nos Estados Unidos.

 

“O atual momento do varejo online americano mostra não somente que os supermercadistas precisam competir no digital para conquistar os clientes, mas também têm que implementar estratégias mais claras de aumento de lucros, uma vez que aumentar as vendas está se tornando cada vez mais desafiador”, analisa Sylvain Perrier, presidente e CEO da Mercatus.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Companhias vivem o desafio de se arriscar no metacommerce

Jogos eletrônicos com seus avatares são o passaporte para zona virtual de negócios   O mundo ...

Veja mais
Compras online transformam vendas de perecíveis

Maior parte das compras de FLV acontece por impulso, mas varejo digital diminui esse fator de consumo. E agora?   ...

Veja mais
De cada 10 brasileiros, quatro preferem acessar direto o site da loja

Análise da Conversion mostra o resultado dos cliques no e-commerce em dezembro e a participação da ...

Veja mais
2022 será o ano do e-commerce no setor de alimentos?

Nos Estados Unidos, vendas digitais dos supermercados devem saltar 21% nos próximos 12 meses   As vendas o...

Veja mais
41% adotaram as PMEs na internet onde o preço baixo é vital

Jornada de compra digital sofreu várias mudanças ao longo dos dois primeiros anos da pandemia, aponta estu...

Veja mais
Como ficam as famílias das classes C e D em relação ao e-commerce?

Estudos mostram que com o fim da pandemia, novos hábitos poderão ser mantidos    Com as r...

Veja mais
Maioria dos lojistas querem investir em tecnologia este ano

Passados dois anos da pandemia, empresários veem necessidade de aprimorar ferramentas e mídias digitais&nb...

Veja mais
Pequenos e médios negócios movimentam R2,3 bilhões no e-commerce em 2021

O e-commerce brasileiro fechou o ano de 2021 com resultados positivos, mesmo com a retomada do comércio fí...

Veja mais
Brasileiro vai manter o pagamento por aproximação no pós pandemia

Estudo do Instituto Locomotiva confirma que a tecnologia difundida com a pandemia, se perpetuará em todo o varejo...

Veja mais