Supermercados já podem oferecer pagamento por biometria facial com tecnologia da DMCard

Leia em 2min 30s

O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o próprio cartão físico e proporciona alta eficiência na prevenção de fraudes

 

Em janeiro deste ano, foi realizado com sucesso o primeiro pagamento com reconhecimento facial de um cartão de marca própria da DMCard. A loja que deu início aos testes da nova tecnologia foi o Supermercado do Frade, que fica em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Após os bons resultados em um ambiente controlado, a tecnologia que foi desenvolvida pela fintech Payface já está à disposição a todos os varejistas parceiros da empresa de serviços financeiros voltados para a concessão de crédito.

 

“O varejo supermercadista foi onde a DMCard nasceu e se tornou líder na gestão de cartões private label, os chamados cartões de loja. Por isso, trazemos para o nosso processo de digitalização o propósito de desenvolver cada vez mais tecnologias para estimular o desenvolvimento desse setor e incrementar as vendas de nossos parceiros varejistas”, explica Fernando Oliveira, Diretor de TI da DMCard.

 

O executivo destaca outras iniciativas. “Por exemplo, recentemente conseguimos, também em parceria com uma startup especializada, desenvolver um sistema de e-commerce que aceita o cartão de loja como forma de pagamento. Antes, isso era possível apenas com cartões bandeirados. Uma evolução muito importante, não apenas para os resultados do supermercadista como também para o consumidor de baixa renda que, muitas vezes, tem o private label como única opção de acesso ao crédito”.

 

Quando uma rede adota o sistema de pagamento por reconhecimento facial, basta que o consumidor faça o registo de sua biometria fotografando seu rosto diretamente pelo aplicativo. Após esse procedimento, basta informar no caixa que deseja realizar o pagamento pela biometria.

 

“A biometria facial não se trata apenas de uma substituição de senha, pois neste caso seria necessário estar com o plástico em mãos. O sistema de reconhecimento facial substitui totalmente o próprio cartão físico, que não precisa ser levado até a loja e nem ser mantido na bolsa ou carteira”, destaca Caio Bregonde, Gerente de Prevenção a Fraudes da DMCard.

 

Além disso, com a tecnologia disponível no mercado atualmente, a biometria é o sistema com a mais alta eficiência na prevenção de fraudes com várias vantagens, como explica Bregonde. “A identificação biométrica usa características únicas de um ser humano com as quais nascemos e morremos, isso significa que podem ser utilizadas por tempo indeterminado, não sofrem alterações que exijam constante atualização e jamais se repetem de forma idêntica em mais de uma pessoa”.

 

Ariane Carolina Bete, Gerente Comercial da DMCard, comenta o ganho no dia a dia do ponto de venda com o pagamento por reconhecimento facial. “Ainda que o cliente prefira o uso do cartão físico para suas compras, tendo cadastrada a sua biometria, ele pode fazer seu pagamento mesmo que tenha esquecido o cartão em casa ou nem carregá-lo por não ter planejado previamente sua visita ao supermercado”.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

A evolução do e-commerce na nova era pós-covid

Novas experiências, opções de meios de pagamento e divulgações assertivas são a...

Veja mais
Como aumentar a margem do seu e-commerce em 2022? + Dados – Achismos !

Baseado em dados confiáveis, reais, e em experiências de líderes mundiais do varejo – e n&atil...

Veja mais
Transformação do delivery mundial depende de leis municipais

Enquanto startups avançam para promover disrupção nas entregas rápidas de supermercados, leg...

Veja mais
Indústria 4.0 já é uma realidade no agronegócio e na manufatura

Pesquisa da KPMG revela que um número significativo de empresas se encontra em estágio inicial na ado&cced...

Veja mais
Estudo revela que faturamento do e-commerce cresceu 26% em 2021

Os dados são os maiores aliados de todos os negócios. Eles possibilitam analisar comportamentos, tend&ecir...

Veja mais
Produtos frescos impulsionam as vendas on-line dos supermercados em 2021

Pesquisa aponta alta acentuada no comércio eletrônico do varejo alimentar e destaca que os FLVs foram os ca...

Veja mais
Desafio dos supermercados no e-commerce é aumentar a lucratividade

Pesquisa da Nielsen mostra clientes valorizando as empresas bem pontuadas nos sites e plataformas     O del...

Veja mais
Redes britânicas usam tecnologia para estimar idade dos clientes

Sistema usa Inteligência Artificial para detectar idade com precisão de 2 anos e evitar venda de bebidas al...

Veja mais
Consumidor prioriza e-commerce com entrega ultrarrápida

Pesquisa da Capterra constatou que os millenials são mais suscetíveis a trocar a loja em razão do t...

Veja mais