Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinheiro
Por Renato Müller
O potencial do uso da Inteligência Artificial pode parecer ilimitado, mas, na visão dos consumidores, a tecnologia precisa alcançar um objetivo muito claro: trazer melhores ofertas e promoções para ajudar a manter as contas em ordem. De acordo com a edição mais recente do estudo Consumer Trends Tracker, desenvolvido pela dunnhumby, os clientes das redes de supermercados estão interessados na capacidade de IA em trazer ofertas personalizadas e relevantes, que permitam aos consumidores economizar mais.
Com a inflação em níveis historicamente altos nos Estados Unidos e o aumento da insegurança alimentar no país, essa é, na opinião da dunnhumby, uma boa oportunidade para oferecer aos clientes uma experiência de compras que use tecnologia para entregar valor de uma forma clara. Segundo o estudo, 45% dos consumidores enxergam a capacidade de gerar promoções, ofertas e recomendações personalizadas como o principal uso de IA pelos supermercados.
Pouco mais de metade dos entrevistados (52%) disse que costuma se identificar nos supermercados para receber ofertas e resgatar benefícios, número 4 pontos percentuais acima da edição anterior do estudo – mais um item que mostra o aperto financeiro da população americana. Quarenta e sete por cento dos entrevistados usam cupons de descontos ou aproveitam ofertas do programa de fidelidade do varejista, enquanto 39% usam o aplicativo da rede de supermercados.
Redação SuperHiper