Sites querem tornar seu barbear mais perfeito

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Trata-se de um site de comércio eletrônico nos Estados Unidos que entrou no ar há apenas algumas semanas e já conquistou vários seguidores com sua abordagem criativa para vender barbeadores e lâminas por uma assinatura mensal entre US$ 3 a US$ 9.

Tudo começou com um vídeo do YouTube em que o fundador e diretor-presidente do Dollar Shave Club, Michael Dubin, pega carona numa empilhadeira, joga tênis e dança com um urso de mentirinha. O vídeo já foi visto umas quatro milhões de vezes.

O lema do Dollar Shave Club? "Nossas lâminas são boas pra c..."

Sediada em Santa Monica, na Califórnia, a empresa não divulga quantos clientes tem, notando apenas que 12.000 pessoas assinaram o serviço nas primeiras 48 horas.

A pequena empresa tem só cinco funcionários em tempo integral - e certamente está tentando uma luta quixotesca. A Gillette, marca da gigante dos produtos de higiene Procter & Gamble Co., controla 66% do mercado mundial de aparelhos de barbear e lâminas para homens, de US$ 12,8 bilhões, segundo a Euromonitor International. Os líderes do mercado contam com orçamentos gigantescos de marketing, pesquisas aprofundadas sobre consumo e relacionamentos com varejistas que deixam pouco espaço para novatos.

Mas as empresas tradicionais, que transformaram os simples aparelhos de barbear em máquinas mortíferas com até seis lâminas e servem de piada para comediantes, se tornaram um alvo tão atraente que os investidores do Vale do Silício estão começando a apostar nos empreendedores com ideias para sacudir mesmo as coisas.

O que as empresas novatas têm a seu favor é a tecnologia. Empresas sem orçamento de marketing podem se divulgar com vídeos gratuitos e rapidamente conquistar seguidores em sites como o Facebook e o Twitter. Ainda por cima, os americanos estão acostumados a receber entregas habituais pelo correio de objetos de uso cotidiano.

O Dollar Shave Club já recebeu US$ 1 milhão em financiamento inicial de firmas de capital de risco como a do acionista do Facebook Andreessen Horowitz e a Kleiner Perkins Caufield & Byers, que já investiu em empresas como a Groupon Inc.

Os investidores esperam encontrar a próxima Zappos.com, que revolucionou o mercado americano de sapatos, ou a Diapers.com, que provou também ser possível vender produtos de higiene e limpeza via internet. Mais recentemente, a fabricante de óculos Warby Parker mirou um mercado dominado pela Luxottica Group SpA, cobrando US$ 95 para vender óculos pelo correio.

"É evidente que há quase que uma reação entre quem faz barba e usa lâminas contra o preço do aparelho masculino", disse Ali Dibadj, analista de consumo da Sanford C. Berstein. "Nos últimos 40 ou 50 anos não houve crescimento nos volumes dessa categoria, não existem mais aparelhos hoje que há dez anos […] a concorrência é no preço."

Enquanto isso, os próprios estudos da Gillette mostram que os homens têm se esforçado muito para baixar o custo de se barbear. Alguns guardam os aparelhos de ponta-cabeça, os aquecem, jogam na lavadora de louças ou os limpam com uma escova de dentes para preservar as lâminas, disse Stew Taub, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Gillette para barbeadores e depiladores.

Empresas iniciantes tentando raspar um pedaço do mercado de barbeadores estão surgindo no mundo todo. A RazWar, uma empresa belga que recebeu financiamento de investidores "anjo", vende barbeadores, lâminas, produtos para a pele e acessórios, incluindo um plano que oferece um aparelho de três lâminas e 40 recargas por ano pela bagatela de US$ 32,50.

A King of Shaves Co., do Reino Unido, planeja lançar logo um sistema de assinaturas que oferece três opções de lâmina (duas para homens, uma para mulheres) por entre US$ 6 e US$ 8 por mês incluindo o frete. A Dorco Co. vende pela internet aparelhos descartáveis com duas lâminas.

As grandes empresas não podem descartar o risco de que um desses empreendimentos realmente decole - ou pelo menos conquiste terreno suficiente para forçar cortes nos preços ou novos investimentos que podem prejudicar o lucro.

Jeff Gross, um californiano de 28 anos, descobriu o Dollar Shave Club depois que seu vídeo foi parar na rede social de notícias Reddit. "Morri de rir o vídeo inteiro", disse Gross.

Três dias depois, diz Gross, ele assinou o plano do aparelho de duas lâminas do Dollar Shave Club, afirmando que o custo de US$ 3 por mês é excelente comparado aos pelo menos US$ 20 que ele gastava antes.

"Eu odiava ter que comprar aparelhos de barbear", disse Gross.

No Dollar Shave Club, o cliente escolhe um de três planos que fornecem um aparelho e o suprimento de lâminas todo mês. O plano do aparelho de duas lâminas custa US$ 1 por mês mais frete de US$ 2. Por US$ 6, o assinante recebe um aparelho com quatro lâminas e quatro recargas por mês. O plano "Executivo", de US$ 9 por mês, envia um aparelho com seis lâminas e três recargas por mês.

Ainda não se sabe se esses preços serão baixos o suficiente para atrair consumidores. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos é possível comprar 15 cartuchos da Gillette Mach3 na Amazon.com por até US$ 2,06 se o comprador aceitar receber várias remessas.

As lâminas do Dollar Shave Club são fabricadas na China e na Coreia do Sul. No vídeo do YouTube, Dubin, o fundador da empresa, que tem 33 anos, propagandeia a cabeça móvel e faixa lubrificante dos aparelhos da empresa.

"Estamos apresentando um novo negócio, uma boa ideia, um vídeo divertido e conseguimos tocar em algo que incomoda muita gente", disse ele.

O porta-voz da Gillette, Damon Jones, disse que a empresa ficou sabendo do Dollar Shave Club no dia do lançamento por causa da repercussão na internet. Ele disse que a gigante dos barbeadores não teme perder mercado, em parte, porque outros serviços de assinatura já surgiram e fracassaram, disse ele.

"Temos produtos da Gillette disponíveis em todas as faixas de preço", disse ele.

Mesmo assim, a Gillette se preocupa com a noção de que seus aparelhos e lâminas são caros, depois de anos de reajustes contínuos, mais recentemente para refletir a alta no custo da matéria-prima. O aparelho luxuoso Fusion ProGlide Power custa, nos Estados Unidos, cerca de US$ 12,31 mais US$ 19,20 por pacote com quatro lâminas.

As reclamações das pessoas sobre o preço estão pressionando a Gillette a mostrar que elas não precisam trocar os aparelhos tanto quanto acham. Ela começou a fazer em fevereiro propagandas na TV afirmando que suas lâminas Fusion ProGlide só precisam ser trocadas a cada cinco semanas.

Dubin disse que a proliferação de tipos sofisticados de barbeadores só deixou os homens mais confusos. "Bom mesmo é manter a simplicidade", disse ele. "Isso era uma premissa simples para as pessoas, e não queremos complicar isso."


Veículo: Valor Econômico


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