A Cooperativa de Consumo (Coop) trocou recentemente o seu software de frente de loja para buscar maior agilidade nos processos de vendas. Junto com a sua parceira Unisys, empresa de desenvolvimento de sistemas que trabalha com a Coop há mais de 14 anos, a varejista optou pelo TP Linux, fabricado pela alemã Wincor Nixdorf, e abandonou o Calypso, que usava havia mais de uma década. "O TP Linux é muito mais fácil de implementar, apresenta mais vantagens e recursos de gestão", contou Francisco Ráo, gerente de Tecnologia da Informação da Coop.
Segundo ele, foi feito um teste em uma das unidades da empresa durante dois meses e meio. "Deu tudo certo no teste, e em um mês e meio fizemos o roll-out nas demais lojas, com sucesso", comemorou. Como alguns equipamentos não suportavam o sistema, a Coop aproveitou para trocar alguns computadores.
Promoções
O novo sistema traz ainda uma vantagem para a supermercadista, uma vez que planeja promoções. Com o TP Linux é possível conceder, por exemplo, descontos por quantidade, combinação de grupos de produtos e descontos progressivos. "Por se tratar de uma cooperativa, a Coop não é agressiva em fazer promoções porque já tem por princípio cobrar preços justos. Mas o mercado é agressivo e o nosso departamento comercial tem essa demanda", explicou Ráo.
A Coop também desenvolveu, em paralelo com o TP Linux, um novo módulo de tesouraria. O gerente disse que o fechamento de caixa é mais ágil agora porque os dados são transmitidos on-line .
Veículo: DCI