Desde que iniciou seus trabalhos, há sete anos, a Eletrolar Show sempre quis ser uma feira para o varejo, buscando contemplar os principais segmentos presentes nas grandes redes do País. No entanto, a cada ano que passa, a Tecnologia da Informação (TI) ocupa mais espaço no evento. Hoje, as grandes varejistas já são o principal canal de venda de artigos como aparelhos celulares, computadores e notebooks. No evento que acontece em São Paulo até amanhã, não é diferente. TI e linha marrom (televisores, monitores, home theaters, entre outros) já ocupam 40% do espaço de 32 mil metros quadrados da Eletrolar Show, com tendência de representar ainda mais nos próximos anos.
O diretor-geral do grupo Eletrolar, Carlos Clur, lembra que itens como celular e computador já se tornaram itens essenciais. Com isso, é natural que também ocupem espaço cativo onde a maior parte das pessoas faz suas compras. “O varejo de eletrodomésticos absorveu muito bem a TI, você encontra tablets até no supermercado”, diz o executivo.
O cenário oportuniza a ascensão de artigos tecnológicos na Eletrolar. Neste ano, muitas fábricas e distribuidoras deixaram os principais lançamentos para apresentar no evento. O primeiro GPS com acesso à internet do Brasil é um deles. A Aquarius Brasil traz ao mercado o GPS Connect que, além de guiar o passageiro pelas ruas da cidade, se transforma em um mini-tablet que pode ser desacoplado do automóvel e levado junto com o usuário. O aparelho, que usa o sistema operacional Android 4.0.3, da Google, deve estar nas lojas a partir do dia 20 deste mês. “Os dispositivos mobile estão cada vez interagindo mais, e com o GPS ocorre o mesmo”, afirma o diretor de operações da companhia, Ronaldo Barcellos.
Para a Western Digital (WD), a Eletrolar simboliza um passo a mais no mercado brasileiro. Apesar de já atuar com fábrica na Zona Franca de Manaus, a empresa chega ao evento pouco após a abertura do primeiro escritório no Brasil, em São Paulo. O diretor de vendas para a América Latina da WD, Oscar Rodriguez, afirma que essa foi a forma encontrada para melhor atender o Brasil. A WD aproveitou a feira para fazer a primeira estratégia de promoção do My Passport, unidade de disco rígido portátil que pode atingir a capacidade de dois terabytes de memória.
Os aficionados pelo 3D também podem comemorar. O primeiro tablet brasileiro que leva a tecnologia sem a necessidade do uso de óculos especiais chega às lojas em agosto. Desenvolvido pela DL, o produto será distribuído em lojas físicas e e-commerce. O diretor-industrial da DL, Paulo Xu, explica que a versão é ideal para a reprodução de vídeos em 3D, mas que a ideia é aperfeiçoar o equipamento, a fim de que seja compatível com games e outros segmentos. “O tablet é uma plataforma que pode ser educativa e muito útil nos estudos”, diz.
Veículo: Jornal do Comércio - RS