Itens de TI ganham espaço nas grandes redes

Leia em 2min 30s

Desde que iniciou seus trabalhos, há sete anos, a Eletrolar Show sempre quis ser uma feira para o varejo, buscando contemplar os principais segmentos presentes nas grandes redes do País. No entanto, a cada ano que passa, a Tecnologia da Informação (TI) ocupa mais espaço no evento. Hoje, as grandes varejistas já são o principal canal de venda de artigos como aparelhos celulares, computadores e notebooks. No evento que acontece em São Paulo até amanhã, não é diferente. TI e linha marrom (televisores, monitores, home theaters, entre outros) já ocupam 40% do espaço de 32 mil metros quadrados da Eletrolar Show, com tendência de representar ainda mais nos próximos anos.

O diretor-geral do grupo Eletrolar, Carlos Clur, lembra que itens como celular e computador já se tornaram itens essenciais. Com isso, é natural que também ocupem espaço cativo onde a maior parte das pessoas faz suas compras. “O varejo de eletrodomésticos absorveu muito bem a TI, você encontra tablets até no supermercado”, diz o executivo.

O cenário oportuniza a ascensão de artigos tecnológicos na Eletrolar. Neste ano, muitas fábricas e distribuidoras deixaram os principais lançamentos para apresentar no evento. O primeiro GPS com acesso à internet do Brasil é um deles. A Aquarius Brasil traz ao mercado o GPS Connect que, além de guiar o passageiro pelas ruas da cidade, se transforma em um mini-tablet que pode ser desacoplado do automóvel e levado junto com o usuário. O aparelho, que usa o sistema operacional Android 4.0.3, da Google, deve estar nas lojas a partir do dia 20 deste mês. “Os dispositivos mobile estão cada vez interagindo mais, e com o GPS ocorre o mesmo”, afirma o diretor de operações da companhia, Ronaldo Barcellos.

Para a Western Digital (WD), a Eletrolar simboliza um passo a mais no mercado brasileiro. Apesar de já atuar com fábrica na Zona Franca de Manaus, a empresa chega ao evento pouco após a abertura do primeiro escritório no Brasil, em São Paulo. O diretor de vendas para a América Latina da WD, Oscar Rodriguez, afirma que essa foi a forma encontrada para melhor atender o Brasil. A WD aproveitou a feira para fazer a primeira estratégia de promoção do My Passport, unidade de disco rígido portátil que pode atingir a capacidade de dois terabytes de memória.

Os aficionados pelo 3D também podem comemorar. O primeiro tablet brasileiro que leva a tecnologia sem a necessidade do uso de óculos especiais chega às lojas em agosto. Desenvolvido pela DL, o produto será distribuído em lojas físicas e e-commerce. O diretor-industrial da DL, Paulo Xu, explica que a versão é ideal para a reprodução de vídeos em 3D, mas que a ideia é aperfeiçoar o equipamento, a fim de que seja compatível com games e outros segmentos. “O tablet é uma plataforma que pode ser educativa e muito útil nos estudos”,  diz.



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Lojista pode ser liberado para taxar cartão

Governo quer rever orientação aos Procons para punir comerciante que diferenciar preçosA redu&ccedi...

Veja mais
Supermercado digital

Inspirado em um projeto da rede Tesco, o Pão de Açúcar lança na sexta-feira a "vitrine virtu...

Veja mais
Cartão de loja com bandeira avança no mercado brasileiro

Nos Estados Unidos, apenas 5% dos cartões de lojas, também chamados de private label, estão restrit...

Veja mais
Cartões para todos

Crescimento dos pré-pagos deve acontecer em regiões como Norte e Nordeste, onde a população ...

Veja mais
Na internet, novos endereços podem dar status aos seus donos

A localização sempre foi um conceito de pouca relevância na internet, onde milhões de empresa...

Veja mais
Setor de relógios de ponto se volta para novos segmentos

Há apenas três meses em vigor a Portaria 1.510/2009 -do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que ...

Veja mais
É o fim da nota fiscal de papel

Sistema de documentos eletrônicos já está em vigor em BlumenauCaixas cheias de recibos e blocos de n...

Veja mais
Varejo on-line cresce e pode quebrar redes tradicionais

Mais rápido do que se imagina, o crescimento do varejo on-line vai exigir mudanças drásticas de com...

Veja mais
Setor de TI aposta em soluções para o varejo

O varejo é um mercado pouco penetrado pelas empresas de tecnologia da informação (TI) e a segmenta&...

Veja mais