De olho em um mercado ainda pouco explorado no país, duas emissoras de cartão vão lançar "gift-cards" no mês que vem. O produto com bandeira Mastercard será o carro chefe da Vale Presente, empresa criada no início de 2011 com investimentos de mais de R$ 30 milhões e que espera movimentar, em um ano, R$ 100 milhões com o negócio.
A Alelo, que administra os cartões de benefícios Visa-Vale, apresenta o novo produto, que trará as bandeiras Visa e Elo, no fim deste mês A empresa pertence ao mesmo grupo de pagamentos eletrônicos Cielo e faturou R$ 13,2 bilhões em 2011.
Na mira das duas administradoras de cartões está um mercado com potencial de movimentar US$ 164 bilhões ao ano fora dos Estados Unidos, segundo a consultoria americana Mercator Advisory Group. Ainda não há dados sobre o produto no Brasil. Os números se referem ao tamanho do mercado estimado para os cartões usados em lojas específicas ("closed loop"), nos 30 principais mercados mundiais, sem contar o americano. Existem dois tipos principais de cartão: os que podem ser trocados por mercadorias ou serviços de lojas cadastradas ("closed loop") e os que são associados a uma bandeira e podem ser gastos em qualquer loja que aceite o cartão de crédito da marca ("open loop").
O presidente da Vale Presente, Rodrigo Borges, diz que a principal aposta é oferecer um cartão "open loop" personalizado, com a possibilidade de o cliente imprimir o que desejar no plástico. O cartão será vendido pela internet.
Além do cartão para o consumidor final, a Vale Presente vai oferecer o produto a empresas que queiram presentear funcionários e a varejistas interessados em criar sua própria marca de cartão.
O diretor da Alelo, Ronaldo Varela, informa que a empresa já tem uma linha de cartões pré-pagos voltados para alimentação, pagamento de frete e para viagens ao exterior. A novidade é que o produtos agora serão oferecidos no varejo. O Gift Pass, será vendido pela internet e em lojas de varejo. Será lançado em agosto e o primeiro de uma linha de outros produtos pré-pagos da Alelo destinados ao consumidor final. Um cartão recarregável está previsto para ser lançado em 2013.
É de olho no mercado de pré-pagos ao varejo que a Accentiv'Mimédica criou, no ano passado, um "laboratório" para pesquisar o produto. A empresa tem um cartão de presente para empresas que queiram presentear seus funcionários e não descarta a possibilidade de lançar um produto para o consumidor final. Segundo seu diretor Sergio Marcondes, a ideia é aproveitar oportunidades que surjam no setor.
"A gente se coloca como plataforma de lançamento, fazendo avaliações de viabilidade, financeira, customização. Fazendo sentido, a gente lança e podemos até fazer a gestão", diz o executivo. A Accentiv'Mimédica pertence à Edenred, a dona da Ticket. O grupo francês movimentou € 15,1 bilhões (R$ 37,3 bilhões) em pagamentos de benefícios no ano passado.
Outra empresa de benefícios, a Sodexo, também tem cartões de presente para campanhas de motivação de funcionários, desde 2009. Segundo a gerente de produtos da empresa, Madalena Nader, a Sodexo tem 1,5 milhão de clientes nas modalidades de presente corporativo, que movimentaram mais de R$ 200 milhões em 2011. A estimativa é que este segmento específico tenha potencial de movimentara R$ 5 bilhões anuais. Segundo a executiva, a Sodexo não planeja vender os "gift cards" no varejo.
Veículo: Valor Econômico