Cartões de presente atraem novos negócios neste ano

Leia em 2min 50s

De olho em um mercado ainda pouco explorado no país, duas emissoras de cartão vão lançar "gift-cards" no mês que vem. O produto com bandeira Mastercard será o carro chefe da Vale Presente, empresa criada no início de 2011 com investimentos de mais de R$ 30 milhões e que espera movimentar, em um ano, R$ 100 milhões com o negócio.

A Alelo, que administra os cartões de benefícios Visa-Vale, apresenta o novo produto, que trará as bandeiras Visa e Elo, no fim deste mês A empresa pertence ao mesmo grupo de pagamentos eletrônicos Cielo e faturou R$ 13,2 bilhões em 2011.

Na mira das duas administradoras de cartões está um mercado com potencial de movimentar US$ 164 bilhões ao ano fora dos Estados Unidos, segundo a consultoria americana Mercator Advisory Group. Ainda não há dados sobre o produto no Brasil. Os números se referem ao tamanho do mercado estimado para os cartões usados em lojas específicas ("closed loop"), nos 30 principais mercados mundiais, sem contar o americano. Existem dois tipos principais de cartão: os que podem ser trocados por mercadorias ou serviços de lojas cadastradas ("closed loop") e os que são associados a uma bandeira e podem ser gastos em qualquer loja que aceite o cartão de crédito da marca ("open loop").

O presidente da Vale Presente, Rodrigo Borges, diz que a principal aposta é oferecer um cartão "open loop" personalizado, com a possibilidade de o cliente imprimir o que desejar no plástico. O cartão será vendido pela internet.

Além do cartão para o consumidor final, a Vale Presente vai oferecer o produto a empresas que queiram presentear funcionários e a varejistas interessados em criar sua própria marca de cartão.

O diretor da Alelo, Ronaldo Varela, informa que a empresa já tem uma linha de cartões pré-pagos voltados para alimentação, pagamento de frete e para viagens ao exterior. A novidade é que o produtos agora serão oferecidos no varejo. O Gift Pass, será vendido pela internet e em lojas de varejo. Será lançado em agosto e o primeiro de uma linha de outros produtos pré-pagos da Alelo destinados ao consumidor final. Um cartão recarregável está previsto para ser lançado em 2013.

É de olho no mercado de pré-pagos ao varejo que a Accentiv'Mimédica criou, no ano passado, um "laboratório" para pesquisar o produto. A empresa tem um cartão de presente para empresas que queiram presentear seus funcionários e não descarta a possibilidade de lançar um produto para o consumidor final. Segundo seu diretor Sergio Marcondes, a ideia é aproveitar oportunidades que surjam no setor.

"A gente se coloca como plataforma de lançamento, fazendo avaliações de viabilidade, financeira, customização. Fazendo sentido, a gente lança e podemos até fazer a gestão", diz o executivo. A Accentiv'Mimédica pertence à Edenred, a dona da Ticket. O grupo francês movimentou € 15,1 bilhões (R$ 37,3 bilhões) em pagamentos de benefícios no ano passado.

Outra empresa de benefícios, a Sodexo, também tem cartões de presente para campanhas de motivação de funcionários, desde 2009. Segundo a gerente de produtos da empresa, Madalena Nader, a Sodexo tem 1,5 milhão de clientes nas modalidades de presente corporativo, que movimentaram mais de R$ 200 milhões em 2011. A estimativa é que este segmento específico tenha potencial de movimentara R$ 5 bilhões anuais. Segundo a executiva, a Sodexo não planeja vender os "gift cards" no varejo.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Sistema permite pagar compras só dizendo seu nome

Usado em Nova York, programa criado por empresa iniciante vincula rosto do cliente ao cartão de créditoApl...

Veja mais
Classe C alavanca e-commerce no Brasil

O comércio eletrônico está definitivamente decolando como atraente opção de negó...

Veja mais
Varejo automatizado

O número de estabelecimentos comerciais automatizados no Brasil, com software de gestão e máquina e...

Veja mais
Nota Fiscal Eletrônica do varejo já está disponível no RS

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) do varejo já está disponível às empresas interessadas ...

Veja mais
Euforia solapa novatos na onda da internet

Bom momento do setor não garante sucesso de empresas iniciantes; falta de planejamento é um dos principais...

Veja mais
Rastreador de alimentos conquista espaço rápido

Empresa catarinense vence categoria Sustentabilidade Empresarial com solução 'transparente'PariPassu &eacu...

Veja mais
Um jeito mais ágil de atender quem reclama pela internet

Ferramenta facilita e torna mais rápida a resposta das empresas às demandas do clienteO consumidor encontr...

Veja mais
Empresas leem retinas para entender gostos do consumidor

Fabricantes de bens de consumo estão apostando em novas tecnologias para superar o maior obstáculo na hora...

Veja mais
Automação ganha relevância no varejo

Quesito mandatório para a maioria dos varejistas, a automação comercial começa a ser vista n...

Veja mais