O grupo Algar, tradicional fornecedor de serviços de telecomunicações no interior de São Paulo, enxergou oportunidade de, aproveitando sinergias de suas atividades existentes, criar um novo negócio de prestação de serviços de tecnologia da informação, com consultoria e desenvolvimento de soluções.
Segundo o presidente da Algar, Luiz Alexandre Garcia, os clientes da área de telecomunicações fixas e celulares, central de atendimento, data center e processos terceirizados (BPO) demandam soluções próprias e o grupo tem tudo para desenvolvê-las, uma vez que presta os demais serviços de conectividade e atendimento.
O faturamento do grupo atingiu R$ 2,3 bilhões no ano passado, dos quais 70% oriundos da telefonia e conexões, 10% da central de atendimento e 15% da área de agronegócio, e o restante de serviços de entretenimento, que incluem a Pousada do Rio Quente, mantida em parceria com sócios.
Foram investidos no novo negócio R$ 22 milhões ao longo do ano e no último trimestre haverá um desembolso maior que os anteriores, a fim de capacitar a nova unidade. "O call center de Campinas está sendo criado agora e vai contribuir para atingirmos 7 mil funcionários", afirmou o diretor da Algar Tecnologia, como ficou denominada a nova empresa, José Antonio Fechio.
Esses funcionários passam a ter a oportunidade de crescer profissionalmente, agregando conhecimentos de tecnologia da informação, disse Fechio.
A crise do mercado financeiro não assusta o Algar, que acredita que as empresas tendem, em tempos de dificuldades, a buscar parcerias de negócios que ampliem os níveis de produtividade. Entre os clientes, estão incluídos Bradesco, Avon e outros grandes.
Veículo: Gazeta Mercantil