Pagamento móvel pré-pago é arma para fidelizar clientes

Leia em 2min 10s

As operadoras de telecomunicações estão apostando no serviço de pagamentos móveis pré-pagos para fidelizar os clientes da sua base que não possuem acesso a conta bancária, assim aumentando a receita gerada por cada usuário da sua base.

Depois de na segunda-feira a Oi anunciar, em parceria com o Banco do Brasil, o lançamento do Oi Carteira, voltado ao segmento, ontem foi a vez de a Telefônica Vivo anunciar o Zuum, serviço oferecido pela Mobile Financial Services (MFS), joint venture formada pela Telefónica International e a MasterCard Worldwide.

No caso do serviço da Oi, que permite realizar transferência de valores entre os clientes, além de recargas e saques, que podem ser feitos por meio de um cartão nas agências do banco, a solução foi inicialmente ofertada no Rio de Janeiro, mas a perspectiva é a de atingir a Região Nordeste no fim deste mês, e todo o território brasileiro até o fim do ano.

De acordo com Noela Schiavone, gerente de produtos de bancarização da Oi, dos 40 milhões de usuários da base pré-paga da operadora, 10 milhões são o público-alvo do produto, por não possuírem conta em banco. Noela diz que ao agregar esse serviço, isso gera valor para cliente, o que proporciona a fidelização. "Nós estamos imaginando que esses produtos estão dando valor para o chip [da Oi]", disse. "Então imaginamos sim a fidelização."

Já no caso da Telefônica Vivo, de acordo com Marcos Etchegoyen, diretor presidente da MFS, a companhia esperar encerrar o ano com 200 mil usuários ativos do serviço. O serviço está disponível em cinco cidades do interior de São Paulo - Osasco, Mogi das Cruzes, Jundiaí, Sorocaba e Guarulhos -, além de Belo Horizonte. A empresa esperar até 2014 alcançar abrangência nacional.

As transações serão cobradas, mas o usuário receberá em troca bônus de minutos para usar no celular na equivalência da taxa paga, o que ajuda a fidelizar, de acordo com Paulo César Teixeira, diretor-geral da Telefônica Vivo. "Nós vamos dar retribuição [para o usuário] na forma de bônus, que ele vai usar, e criar uma fidelização para nós", afirmou.

As empresas esperam que haja crescimento na competição no segmento de pagamentos móveis pré-pagos. "É bom que eles [concorrentes] venham, porque quanto mais se fala disso, mais fomenta o mercado", disse o diretor presidente da MFS. "Achamos que a competição é superpositiva", complementou a gerente de produtos de bancarização da Oi, ressaltando que isso é positivo para o usuário do serviço, que acaba tendo mais opções no segmento de pagamentos.



Veículo: DCI


Veja também

Regras para compras on-line reforçam código

Informações mais claras, atendimento facilitado e possibilidade de devolução de compras feit...

Veja mais
Comércio virtual vai crescer 25%

Eletrodomésticos respondem pelo maior volume de negócios, com15%, seguidos de produtos de informáti...

Veja mais
Comércio eletrônico vai atuar com regra rígida

As empresas  do comércio eletrônico (e-commerce) começam a vivenciar um novo cenário. As...

Veja mais
Cartão pré-pago é nova opção de pagamento para clientes de operadoras não bancarizados

A ideia é substituir os pagamentos feitos em dinheiro, que podem chegar a 1,5%do PIB Empresas de cartão de...

Veja mais
Oi começa a emitir cartão recarregável

Inicialmente, produto será emitido para clientes selecionados pela operadora.A Oi passou a emitir ontem, por meio...

Veja mais
Encurta a distância entre Itaú e Bradesco

Dia 31 de março de 2009. Foi nesta data, quando foram unificadas as ações de Itaú e Unibanco...

Veja mais
Novas regras dão mais segurança ao consumidor

O desrespeito às novas regras redundará em punição com as sanções previstas no...

Veja mais
Compra de calçados e roupa aumenta na internet

As classes B e C serão as maiores consumidoras, tanto nacional quanto regionalmenteOs dados da pesquisa do Ibope ...

Veja mais
Nokia entra na briga por celular barato para emergentes

Na luta para recuperar terreno no competitivo mercado de smartphones, a Nokia lançou ontem um smartphone com tela...

Veja mais