A ideia é substituir os pagamentos feitos em dinheiro, que podem chegar a 1,5%do PIB
Empresas de cartão de crédito e telefonia começam a se unir para atender à parcela da população que não tem acesso a formas de pagamento móveis, pois não tem conta em banco. A MFS, joint venture formada pela Telefónica/ Vivo e pela Mastercard, que atua no setor de pagamentos móveis, lança hoje seu primeiro produto.O serviço funcionará como umconta pré-paga, que permitirá ao cliente realizar pagamentos e transferências a partir de um telefone celular da Vivo e do cartão Mastercard pré-pago.
“Nossas soluções serão voltadas para a inclusão financeira. Nomundo, o comércio informal movimenta US$ 16 trilhões e o custo de gestão do papel moeda gira em torno de 0,5% a 1,5% do Produto Interno Bruto dos países. Queremos reduzir estes custos”, explica Eduardo Neubem, diretor de produtos mobile da Mastercard.
A Mastercard também anunciou recentemente parceria com a TIM e a Caixa Econômica Federal para um produto similar, que deve entrar em operação no segundo semestre.
“Nosso foco também é o público não bancarizado. É uma forma segura do cliente pagar conta e transferir dinheiro. Tecnologicamente, a solução é muito parecida com a da Vivo”, completa Neubem.
Segundo ele, não é necessário que o cliente tenha acesso à internet ou um smartphone.
A Oi passou a emitir ontem, por meio da parceria como Banco do Brasil e a Cielo, o Oi Carteira, primeiro cartão recarregável a chegar ao mercado. A intenção é proporcionar mobilidade e controle de despesas. Os clientes podem fazer compras em estabelecimentos credenciados à Cielo, recargas de minutos no pré-pago da Oi e transferência para outros clientes do serviço.
Veículo: Brasil Econômico