Aplicativo de celular liga lojistas à PM no Comércio

Leia em 3min

Rede vai manter a polícia e os lojistas conectados no combate ao crime

 



Começa amanhã a operação “Boas Festas” da Polícia Militar e demais órgãos da Segurança Pública do Estado  que tem como principal objetivo combater a violência e reforçar a segurança nos pontos comerciais da capital paraense. Na manhã de ontem, lojistas e integrantes dos órgãos de segurança pública se reuniram na sede do Comando da Polícia Militar para definir os últimos ajustes da operação que vai até o dia 31 de dezembro. O diferencial da operação com relação ao ano passado é a criação de uma rede de comunicação, por meio de dispositivo de celular, entre os lojistas e a polícia. Além, das reuniões semanais que têm finalidade de avaliar o trabalho.

O coronel Roberto Campos da Polícia Militar apresentou as estratégias de combate e de prevenção de ocorrências criminais ao redor do centro comercial, dos quatro shoppings da capital, da avenida Braz de Aguiar e demais pontos onde o fluxo de pessoas é intenso em virtude do comércio. Nesses locais o reforço será feito através de viaturas, base móvel, policiais a pé, cavalaria e canil.

Ao redor dos shoppings serão colocados quatro homens da cavalaria, principalmente, a partir das 18h até o horário do fechamento. De acordo com o gerente de segurança do Pátio Belém, Rui Leal, nesse período do ano o fluxo é de aproximadamente 45 mil pessoas ao dia, por isso, é necessário o aumento do efetivo da polícia.

Na avenida Braz de Aguiar terá reforço de viaturas e de policiais a pé com cães farejadores. Para o  centro comercial de Belém serão deslocadas mais viaturas e equipes do motopatrulhamento. E em pontos comerciais, como por exemplo, na avenida Pedro Miranda, no bairro da Pedreira, também terá reforço, já que é uma área com grande quantidade de pontos comerciais.

O coronel Campos explicou ainda que durante o período que durar a operação, de segunda a quinta-feira, o reforço nessas áreas será com 127 homens. Já durante os finais de semana, de sexta-feira a domingo, o efetivo aumenta para 311. “O reforço nos finais de semana é maior em virtude de aumentar a quantidade de pessoas nos centros comerciais”, completou Campos.

APLICATIVO

No dia 25 de dezembro, dia de Natal, o reforço ficará mais concentrado nas praças da cidade e da orla do Portal da Amazônia, já que aglomeração de pessoas aumenta em virtude de os pais levarem seus filhos para brincar com os presentes de natal. O coronel Campos explicou que todo esse apoio contará com a contribuição dos lojistas por meio da comunicação com a polícia.

“Para nós termos sucesso com essa malha protetora temos que estar em constante comunicação com os lojistas para evitar ocorrências criminosas nesses pontos comerciais, que são mais comuns nesse período do ano. Por isso, esse ano a operação traz a novidade de criação de grupos no whatsapp e também de reuniões semanais com os lojistas para avaliar o trabalho realizado”, detalhou Campos.

O vice-presidente do Sindicato dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Joy Colares, disse que está satisfeito com as estratégias montadas pela Polícia Militar e espera que os consumidores possam fazer suas compras de final de ano com tranquilidade. “É nesse período da segunda quinzena do mês de novembro que deve ter como foco principal a segurança ao redor dos estabelecimentos comerciais, pois é quando aumenta a procura dos consumidores. O nosso objetivo não é de pedir segurança apenas aos patrimônios dos empresários, mas principalmente garantir a segurança dos clientes que lotam esses espaços”, declarou Joy Colares.




Veículo: O Liberal - PA


Veja também

Campanha "Nota Fiscal Paranaense" passa a aceitar o cadastro de cupons eletrônicos

A Secretaria Estadual da Fazenda decidiu ampliar a campanha Nota Fiscal Paranaense. Desde terça-feira (2/12), al&...

Veja mais
Cooperativa investe R$ 20 mi em robotização de produção

A cooperativa Dália Alimentos, do Rio Grande do Sul, desenvolveu um projeto de robotização da produ...

Veja mais
Cartão próprio nas vendas ganha espaço no varejo

A combinação do cenário econômico adverso, que tem achatado a renda do consumidor, com a prox...

Veja mais
Nestlé busca ingrediente que aja como exercício

Escondidos perto do Lago Genebra, um punhado de cientistas da Nestlé trabalha silenciosamente para realizar o son...

Veja mais
MercadoPago mira aplicativos e leitor de cartões para elevar receita

              Com novos aplicativos de soluç&oti...

Veja mais
Fecomercio lança shopping virtual

      Veículo: Diário Catarinense...

Veja mais
Linx tem alta de 27,9% nos ganhos

A Linx, companhia brasileira de tecnologia para o varejo, encerrou o terceiro trimestre do ano com lucro líquido ...

Veja mais
Tecnologia da Basf aumenta até 40% da produtividade na cana-de-açúcar

Companhia investe cerca de 469 milhões de euros em soluções tecnológicas para agricultura, 2...

Veja mais
Bematech e Rede firmam parceria inédita e lançam solução de automação comercial móvel focada no pequeno varejo

Juntas, as empresas levam para o mercado o Bemacash, plataforma de automação completa, que engloba gest&at...

Veja mais