Durante os 11 dias de paralisação dos caminhoneiros, o e-commerce brasileiro deixou de faturar R$ 407,2 milhões, segundo estimativa da consultoria Ebit, que mapeia o segmento no Brasil. Como resultado, o setor teria perdido 861,7 mil pedidos.
De acordo com os dados do Ebit, a queda média diária foi de 20% nas vendas, quando comparado com os mesmos dias das semanas pré-paralisação. De acordo com o diretor executivo da Ebit, André Dias, o segmento vinha apresentado resultados positivos, movimento que corroborava para uma melhora do comércio ao longo do ano.
Além do Dia das Mães, principal data do calendário do varejo eletrônico no primeiro semestre, que registrou alta nominal de 12% na comparação do ano passado, a Copa do Mundo também estava aquecendo as vendas dentro do ambiente digital.
"É um período muito bom para as vendas de TVs, que possuem tíquete médio mais alto e isso impacta positivamente no faturamento do setor. Com a greve, o consumidor ficou com receio de comprar e não ter a certeza quando o equipamento chegaria. Essa incerteza que gerou a retração nas vendas", explica.
Sobre o ritmo de normalização das entregas, Dias acredita que a normalização das entregas e a retomada das vendas deve acontecer em até dez dias. "Os varejistas contrataram mão de obra extra para realizar as entregas e vão apostar em campanhas para atrair o consumidor de volta ao comércio eletrônico", afirma.
Ao todo, por causa das paralisações em todo o País, o comércio varejista perdeu R$ 3,1 bilhões em apenas seis Estados, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Por causa da greve, a entidade revisou a projeção de alta nas vendas do varejo em 2018, de 5,4% para 4,7%.
Apesar dos impactos negativos da greve, o e-commerce fechou o mês de maio com crescimento nominal de 10% na comparação com o mesmo período do ano passado. "Prevíamos inicialmente 20% e fechamos o mês com metade. Nossa expectativa é que com a normalização da atividade econômica, possamos reaver esse crescimento represado. Além da Copa, teremos o Dia dos Namorados que também é uma data importante para o e-commerce”, diz.
Fonte: DCI